Nome Completo:
Elieci Ribeiro dos Santos de Andrade
Unidade da USP:
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação:
Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional (Profletras)
Nível:
Mestrado
Resumo:
Afirmar que tem sido um grande desafio para o professor inserir as práticas de leitura e escrita em sala de aula de maneira eficaz soaria repetitivo e óbvio. A escrita está inserida em vários contextos sociais do dia a dia e mesmo aqueles que não são alfabetizados estão sob a influência de estratégias de escrita em seu processo de comunicação. Da mesma forma, a leitura se faz presente em várias situações do cotidiano, mas é tratada nas salas de aula de modo artificial e descontextualizado. Ciente da importância da leitura e escrita para o uso consciente da língua em contextos sociais de comunicação, surge o questionamento: por que há resistência por parte dos estudantes em ler e escrever? Boa parte dos alunos prefere apenas copiar textos da lousa ou de sites de pesquisas na internet sem refletir nem interagir sobre o que foi copiado. E se tem sido esse o nosso desafio como educadores, surge outra pergunta: como incentivar os estudantes a criarem o gosto pela leitura e escrita de textos literários? E pensando no contexto social de periferia em que os alunos vivem e estão inseridos, cabe mais um questionamento: por que muitos alunos negros sentem vergonha de se descreverem como pessoas pretas? O processo de aprendizagem envolve vários fatores. Dentre eles, há a influência que outros leitores exercem sobre o aprendizado do estudante. Esses leitores estão no cotidiano social do aluno como, pais, irmãos, colegas, outros estudantes, professores, dentre outros. Sendo assim, a interação entre livro, leitor e mediador faz-se necessária para que, estimulado pelo meio, os alunos criem o interesse pela leitura e tenham, na apropriação do texto, uma maneira de expressar a própria identidade como indivíduos que agem e interagem em suas relações sociais, sem se sentirem diminuídos por serem o que são – seres humanos de valor. Este trabalho, "Gênero poético: leitura e produção no Ensino Fundamental – anos finais", teve por objetivo promover a formação do leitor e produtor de poemas. Como objetivo específico, visava à formação desse leitor, partindo de textos poéticos literários com a temática da valorização de autores negros por meio de criações de Conceição Evaristo e de Carlos de Assumpção. Como estratégia, foram utilizadas as sequências de atividades realizadas por meio de oficinas nas salas de aula. O trabalho específico com o gênero poético e a temática sugerida proporcionaram aos alunos, além do conhecimento e uso do gênero, a reflexão sobre o preconceito racial, como se originou e suas consequências até os dias atuais. Assim, ao oferecer textos poéticos variados e da literatura negro brasileira para leitura e propor a produção textual aos alunos, eles tiveram a oportunidade de conhecer as características principais do gênero e escrever seus próprios textos sobre o tema, demonstrando as habilidades adquiridas. Acreditamos que o trabalho docente é construído no cotidiano da sala de aula e temos grandes desafios para superar. Nem sempre conseguiremos atingir todos os educandos, mas nossa responsabilidade é a de garantir o direito de todos terem o acesso ao conhecimento de modo consciente e crítico.