Estratégia De Transformação Digital Das Instituições De Ensino Superior
Nome Completo:
Raísa Patrocínio Correa da Silva
Unidade da USP:
FEA
Programa de Pós-Graduação:
Administração
Nível:
Doutorado
Resumo:
A pesquisa verifica que a transformação digital nas instituições de ensino superior (IES) contribui para o acesso de jovens à educação superior e como os vazios institucionais influenciam nesse processo. A transformação digital foi analisada pelas tecnologias digitais ofertadas pelas IES em sua infraestrutura e cursos. Para avaliar o acesso de jovens foram consideradas matrículas de pessoas de 18 a 24 anos de idade. O estudo analisou uma amostra de 4.659 cursos de graduação ofertados em todo território nacional por IES públicas e privadas. A pesquisa mostra que a transformação digital nas IES influência de maneira positiva no acesso de jovens à educação superior. No entanto, os vazios institucionais são um entrave para o resultado descrito acima. Em especial dois vazios institucionais: de telecomunicações e da educação básica nos municípios. No Brasil, a qualidade do acesso à internet é desigual entre os estratos sociais. Pessoas consideradas nos estratos sociais mais baixos tendem a acessar a rede por meio de smartphones com limitações de acesso a outros tipos de aparelhos com conexão à internet. O acesso à internet de banda larga fixa nos domicílios é cerca de quatro vezes menor, quando comparado à internet móvel. O acesso à telefonia móvel é mais forte, já que o smartphone é o aparelho de tecnologia de informação e comunicação mais usado no Brasil, com média de 1,2 por habitante. Assim, fica prejudicada a associação entre transformação digital da IES e acesso de jovens à educação superior nos municípios com menores taxas de acesso à banda larga e telefonia móvel. Em relação à educação básica não é diferente. Municípios que apresentam baixa qualidade escolar (medida pelo Ideb) e maior atraso escolar entre os alunos da rede pública de ensino tendem a ter menor acesso de jovens à educação superior. A educação básica de baixa qualidade não prepara o jovem de maneira adequada para acessar o ensino de nível superior. Esses jovens poderão apresentar baixo desempenho nos processos seletivos para ingresso no ensino superior, ou mesmo se desestimularem a cursar essa etapa de ensino. Quando acessam, podem ainda ter dificuldades em acompanhar o curso, impactando seu desempenho e permanência no ensino superior. Já o atraso escolar na educação básica vai acrescer mais idade a esse estudante quando este chegar na etapa de cursar o ensino superior, podendo, inclusive, ter passado da idade considerada ideal para essa etapa de ensino (18 a 24 anos), refletindo em uma menor taxa líquida de acesso à educação superior. Com isso, quanto menor a qualidade da educação básica e maior a taxa de distorção idade-série nos municípios, mais prejudicada será a associação entre transformação digital da IES e o acesso de jovens à educação superior. Para os gestores, a evidência do impacto dos vazios institucionais corrobora para um melhor planejamento estratégico, alinhado à realidade do seu município. A pesquisa traz ainda um modelo explicativo dos fatores internos à IES no processo de transformação digital, identificando o vazio institucional de tecnologia como uma barreira no setor. Conhecer esses fatores e em como eles se relacionam interna e externamente à IES pode apoiar a gestão estratégica da transformação digital nessas instituições.