Pró-Reitoria de Pós-Graduação

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Press Release - Teses e Dissertações

Dados fornecidos pelos egressos da pós-graduação.

Avaliação do reconhecimento facial biométrico em pacientes submetidos à cirurgia ortognática bimaxilar

Detalhes
24 Junho 2025
Última Atualização: 24 Junho 2025

Nome Completo:

Juliana Rodrigues Rozatto

Unidade da USP:

Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto

Programa de Pós-Graduação:

Odontologia (Periodontia)

Nível:

Doutorado

Resumo:

O projeto teve como principal objetivo avaliar se pacientes que foram submetidos à cirurgia ortognática bimaxilar poderiam ter dificuldades nos sistemas biométricos de reconhecimento facial como em bancos, aplicativos de smatphones, entrada e saída de prédios, documentações eletrônicas em aeroportos, entre outras aplicações, após o procedimento cirúrgico. Para isso, foi utilizado um software disponível no mercado denominado Gryfo (Tecnologia da Informação Ltda, São Carlos, São Paulo, Brasil). No total, foram incluídos na amostra 24 pacientes (12 Classe II e 12 Classe III de Angle), no qual todos obtiveram imagens 2D padronizadas antes e após 6 meses da cirurgia. Estas imagens foram enviadas para o software e arquivadas em um banco de dados e posteriormente, o programa calculou pontuações de similaridade (distância Euclidiana) para ver se o paciente seria ou não reconhecido. Se a distância Euclidiana for menor que 0,9 o paciente é reconhecido, porém, se a distância Euclidiana foi maior ou igual a 0,9 o paciente não é reconhecido. Como resultado, quase todos os pacientes foram reconhecidos pelo Software, com exceção de um paciente Classe III com a expressão facial sorrindo. Quando comparado pacientes Classe II e Classe II com a expressão facial em repouso não houve diferença significativa, porém quando comparado as Classes com a expressão facial sorrindo, houve diferença significativa para os pacientes Classe III. Ao comparar pacientes Classe II com a expressão facial em repouso e sorrindo também não houve diferença significativa, porém quando comparados pacientes Classe III com as diferentes expressões faciais, foi encontrado diferença significativa, destacando a sensibilidade do método para detectar alterações após procedimentos cirúrgicos para correção de deformidades dento esqueléticas.

Investigação molecular das neuropatias hereditárias sensitivo-motora desmielinizantes de início precoce por estudo de exoma

Detalhes
24 Junho 2025
Última Atualização: 24 Junho 2025

Nome Completo:

Ivan Augusto de Lorena

Unidade da USP:

Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Programa de Pós-Graduação:

Neurolologia

Nível:

Doutorado

Resumo:

Estudo sobre doenças genéticas raras que afetam os nervos em crianças As neuropatias hereditárias são doenças genéticas raras que afetam os nervos responsáveis pelos movimentos e pela sensibilidade do corpo, chamadas de sistema nervoso periférico. Essas doenças afetam cerca de 1 em cada 2.500 pessoas. Entre elas, um tipo chamado neuropatia sensitivo-motora desmielinizante, também conhecida como CMT (Charcot-Marie-Tooth), é a mais comum em crianças. No Brasil, ainda sabemos pouco sobre como essas doenças aparecem nas crianças do ponto de vista genético. Por isso, nosso estudo buscou entender melhor quais alterações genéticas estão por trás dessas doenças em crianças e adolescentes, com o objetivo de melhorar o diagnóstico, o tratamento e o aconselhamento das famílias. Além disso, esse conhecimento pode ajudar no desenvolvimento de tratamentos no futuro, já que atualmente essas doenças não têm cura. O que fizemos no estudo: Analisamos 105 crianças e adolescentes (de 0 a 20 anos), todos acompanhados no ambulatório de doenças neuromusculares do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (USP). Eles já tinham o diagnóstico clínico de uma neuropatia hereditária do tipo desmielinizante. Coletamos amostras de sangue desses pacientes, com o consentimento das famílias, e fizemos uma análise genética detalhada, chamada exoma, que examina os genes que podem causar doenças. Também usamos bancos de dados genéticos para comparar os resultados e, sempre que possível, fizemos testes nos familiares para entender como a mutação se comportava na família. O que descobrimos: Conseguimos identificar a alteração genética responsável pela doença em 88,6% dos casos (93 de 105 pacientes). Em 9 pacientes (8,6%) encontramos alterações genéticas cuja relação com a doença ainda é incerta. E em 3 casos (2,8%) não encontramos nenhuma alteração associada. As alterações genéticas encontradas estavam em 9 genes diferentes, com nomes técnicos como PRX, LITAF, FIG4, FGD4, GDAP1, AIFM1, PMP2, BAG3 e NEFL. Conclusão: Nosso estudo mostra que existe uma grande diversidade de alterações genéticas nessas doenças, mesmo em crianças. Também identificamos novas mutações que ainda não tinham sido descritas na literatura médica. Essas descobertas ajudam a entender melhor como essas doenças se desenvolvem e contribuem para melhorar o diagnóstico e, no futuro, para criar novos tratamentos.

"'Tem que ser posturado!': concepções de cor e raça, masculinidades e território/classe entre jovens funkeiros em dois bairros periféricos em São Paulo"

Detalhes
24 Junho 2025
Última Atualização: 24 Junho 2025

Nome Completo:

Vinícius Rodrigues Alvim Amaral

Unidade da USP:

Faculdade de Filosofia Letras e Ciência Humanas (FFLCH)

Programa de Pós-Graduação:

Antropologia Social

Nível:

Doutorado

Resumo:

Esta tese tem como objetivo perscrutar e mapear as categorias de classificação de cor e raça, masculinidade, classe e território entre jovens moradores de bairros periféricos da cidade de São Paulo, entendendo seus usos, diferenciações, vinculações e desvinculações no cotidiano de dois bairros: Grajaú e Vila Nova Cachoeirinha. Para isso, foram utilizados diferentes recursos como trabalho de campo com observação participante, entrevistas semi-estruturadas, dinâmicas de grupo, grupos focais, conversas informais e análise dos produtos culturais consumidos pelos interlocutores. Dentre estes produtos, as músicas e videoclipes de funk foram essenciais para a investigação e o entendimento das categorias propostas, pois são veículos de representação do universo dos jovens periféricos. O funk foi utilizado como um vetor de pensamento que auxiliou no maior aprofundamento da nossa compreensão sobre as visões de mundo desses jovens. A pesquisa está dividida em três partes: na primeira apresento a construção do trabalho de campo e o arcabouço teórico-metodológico que orienta a feitura do trabalho. Na segunda, apresento as informações obtidas no trabalho de campo, assim como um debate sobre as categorias circulantes e seus vínculos, a partir dos marcadores sociais da diferença, e também apresento as leituras sobre masculinidades obtidas durante os grupos focais em que analisamos videoclipes e letras de funk. Na terceira parte, esboço, ensaísticamente, uma crítica à violência histórica do Estado brasileiro contra as manifestações culturais-musicais negras e, principalmente, contra os homens negros.

Atividades para o gerenciamento de projetos de governança de dados: foco nas restrições de projeto – escopo, risco, qualidade, custo, tempo e recursos

Detalhes
24 Junho 2025
Última Atualização: 24 Junho 2025

Nome Completo:

Maritza Maura de Carvalho Francisco

Unidade da USP:

EACH

Programa de Pós-Graduação:

Sistemas de Informação

Nível:

Doutorado

Resumo:

Você sabia que muitas organizações, tanto públicas quanto privadas, tomam decisões importantes todos os dias com base em dados? Esses dados precisam ser confiáveis, organizados e bem gerenciados. No entanto, muitas vezes, as empresas enfrentam dificuldades para colocar a chamada "Governança de Dados" em prática, ou seja, para garantir que os dados estejam corretos, seguros e acessíveis para quem precisa deles. Minha pesquisa de mestrado teve como objetivo ajudar essas organizações a planejar melhor os seus projetos de Governança de Dados. Percebi que, mesmo existindo vários modelos e guias sobre como cuidar dos dados, ainda faltava um direcionamento claro sobre como gerenciar os projetos que implementam essa governança. Em outras palavras: as organizações sabiam o que precisavam fazer em termos de dados, mas não como organizar o trabalho para que isso acontecesse de forma eficiente, no prazo e com o orçamento certo. Para resolver isso, estudei a fundo os desafios enfrentados por quem lidera esses projetos. Analisei livros, artigos e casos reais, e depois construí um conjunto de 42 atividades práticas que podem ser usadas por qualquer empresa para organizar e conduzir seus projetos de Governança de Dados. Essas atividades ajudam, por exemplo, a definir escopo, prever riscos, controlar qualidade e custos, e garantir que as equipes estejam preparadas e alinhadas aos objetivos da organização. Como forma de validar o que foi proposto, apliquei parte dessas atividades em um projeto real no Ministério da Saúde. O resultado foi muito positivo: as atividades ajudaram a melhorar a comunicação entre as equipes, a organizar melhor os processos e a reduzir riscos associados à má gestão de dados. Essa contribuição pode ter um impacto importante na sociedade. Quando os dados são bem governados, serviços públicos podem ser mais eficientes, políticas públicas podem ser melhor direcionadas e empresas podem tomar decisões mais acertadas, beneficiando diretamente os cidadãos e consumidores. Minha esperança é que essa pesquisa ajude outras organizações a melhorar a forma como gerenciam seus projetos de Governança de Dados, trazendo mais qualidade, segurança e valor para a sociedade como um todo.

A BNCC e os referenciais curriculares amazonenses (RCA, CEM) no ensino de ciências: uma análise documental e das visões e práticas dos professores.

Detalhes
24 Junho 2025
Última Atualização: 24 Junho 2025

Nome Completo:

Carlos Eduardo Pereira Aguiar

Unidade da USP:

Instituto de Química

Programa de Pós-Graduação:

Interunidades em Ensino de Ciências - Área: Ensino de Química

Nível:

Doutorado

Resumo:

Gostaria de compartilhar um pouco sobre minha pesquisa que analisa como o ensino de ciências foi proposto nos referenciais curriculares atuais e está sendo realizado no Brasil e no estado Amazonas e sua capital Manaus. Meu estudo focou na análise de documentos importantes, como a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Amazonense (RCA) e no Currículo Escolar Municipal (CEM). Além disso, ouvi a opinião de professores de ciências para entender suas visões e práticas na sala de aula, após estes documentos terem sido apresentados nas escolas. Primeiro, vamos falar sobre o que esses documentos dizem. A BNCC, a nível nacional, e o RCA e CEM, respectivamente, a níveis estadual e municipal, orientam o que deve ser ensinado nas escolas. Eles sugerem que o ensino de ciências deve ir além de decorar fatos dos conteúdos escolares, focando no desenvolvimento de habilidades, como pensar criticamente, resolver problemas e entender o mundo ao nosso redor. Isso é chamado de ensino por competências. Outro ponto importante é a formação para a cidadania. Isso significa ensinar os alunos a entenderem questões sociais, ambientais e éticas, para que possam participar ativamente da sociedade. Por exemplo, ao aprender sobre o meio ambiente, os estudantes podem entender a importância de cuidar da natureza e fazer escolhas responsáveis. A contextualização do ensino de ciências também é uma estratégia que ajuda os estudantes a relacionar o que aprendem na escola com a vida deles fora dela. Em vez de estudar conceitos de forma isolada, os professores podem usar situações do dia a dia, envolvendo a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, como a água que usamos, os alimentos que consumimos ou a produção/consumo de combustíveis fósseis, para tornar o aprendizado mais interessante e relevante. Por fim, minha pesquisa mostrou que houve uma redução da quantidade de conteúdos de ciências e química, incluindo-se temas importantes para o desenvolvimento pleno dos estudantes, pois os auxiliaria a compreender melhor o mundo em que vivem. Essa redução compromete a aprendizagem dos estudantes e provoca seus desinteresses pelos assuntos de ciências e química. Os professores que entrevistei também compartilharam suas experiências. Muitos estão buscando aplicar essas ideias, mas enfrentam desafios, como a necessidade de mais formação e recursos adequados. O objetivo da minha pesquisa é ajudar a entender como podemos melhorar o ensino de ciências e química no cenário brasileiro, no estado do Amazonas e na cidade de Manaus, tornando-o mais conectado com a vida dos estudantes e mais capaz de formar cidadãos críticos, conscientes e preparados para os desafios do mundo atual.

Avaliação morfofuncional da retina de camundongos por eletrorretinografia de campo total e tomografia de coerência óptica após injeção sistêmica de ivermectina

Detalhes
24 Junho 2025
Última Atualização: 24 Junho 2025

Nome Completo:

Guilherme Henrique Poli de Oliveira

Unidade da USP:

Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia

Programa de Pós-Graduação:

Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica Veterinária

Nível:

Mestrado

Resumo:

Você já ouviu falar da ivermectina, um remédio amplamente usado contra parasitas em animais e humanos? Apesar de sua fama de segurança, casos isolados relatam problemas de visão após o uso desse medicamento. Mas será que ele pode afetar mesmo os olhos? E se sim, de que forma? Foi isso que investigamos nesta pesquisa de mestrado. Utilizando camundongos como modelo experimental, analisamos como a retina — a parte do olho responsável por captar a luz e permitir a visão — responde à aplicação de uma dose terapêutica de ivermectina. Para isso, usamos exames avançados que avaliam tanto o funcionamento da retina quanto sua estrutura, como a eletrorretinografia (que mede a resposta elétrica dos olhos à luz) e a tomografia de coerência óptica (que mostra imagens em alta definição das camadas da retina). O que descobrimos? Mesmo em uma única dose padrão — como a usada para combater vermes — a ivermectina provocou alterações funcionais na retina dos camundongos, especialmente no dia seguinte à aplicação e também após quatro semanas. Ou seja, os olhos "funcionaram diferente", embora não apresentassem danos visíveis na estrutura. A boa notícia é que essas alterações foram, em parte, transitórias. No entanto, o alerta é importante: efeitos nos olhos podem ocorrer mesmo quando não há sinais externos. Além de contribuir para a segurança no uso da ivermectina, especialmente em animais de pequeno porte e em pesquisas laboratoriais, este estudo tem impacto direto no bem-estar animal. Também reforça a importância de avaliar a saúde dos olhos com exames que detectam alterações antes que elas virem lesões permanentes — algo que pode se aplicar tanto na medicina veterinária quanto humana. Outro ponto importante do nosso trabalho foi identificar que a anestesia, necessária para fazer os exames nos animais, pode causar opacidade (embaçamento) nas lentes dos olhos. Esse efeito pode atrapalhar os exames oftalmológicos e até prejudicar o animal. Testamos, então, uma solução simples: um lubrificante ocular com dexpantenol. O resultado foi animador — ele ajudou a manter a lente transparente durante os procedimentos. Isso pode beneficiar outros estudos com animais e melhorar as condições de pesquisa científica com mais cuidado e ética. No fim, nossa pesquisa ajuda a entender melhor os efeitos de medicamentos amplamente usados, sugere formas mais seguras de conduzir exames oftalmológicos em animais e aponta caminhos para proteger a visão, mesmo quando nenhuma alteração visível é percebida.

Cruzando vozes: o acesso à arte por trabalhadoras do Masp

Detalhes
24 Junho 2025
Última Atualização: 24 Junho 2025

Nome Completo:

Gabriela Valdanha de Araujo

Unidade da USP:

EACH-USP

Programa de Pós-Graduação:

Estudos Culturais

Nível:

Mestrado

Resumo:

O trabalho investiga as interações estabelecidas entre funcionárias terceirizadas da limpeza do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o Masp, e a própria instituição, incluindo as obras de arte nele expostas. Como não existem documentos oficiais sobre o tema, a metodologia escolhida foi a da história oral, conforme a vertente trilhada pelo historiador José Carlos Sebe Bom Meihy. Foram realizadas quatro entrevistas com Maria Lucilene Angelo da Macena, Jéssica Araújo de Oliveira, Maria Moreira Lima e Lina Diakiese. Nas conversas, foram abordadas questões relacionadas à rotina, trabalho, família, tarefas domésticas e práticas culturais. Os conceitos que guiam este trabalho são de Pierre Bourdieu e Alain Darbel, Waldisa Rússio e Raymond Williams. Pelas lentes de Bourdieu e Darbel observamos a carga simbólica ligada a certas atividades sociais. Com Rússio, percebemos o museu como uma ferramenta de educação e humanização. Com Williams, olhamos para as formas de cultura ditas "erudita" e "popular". Nenhuma delas havia estado num museu antes e tiveram suas percepções — tanto sobre o que havia dentro dele quanto sobre ser acessível a qualquer público — alteradas ao entrar no Masp pela primeira vez. Mas, se o contato intenso não foi capaz de alterar suas rotinas, indica uma nova interpretação sobre o tema. São mulheres cuja trajetória de vida as afastou de museus na infância e na idade adulta, até levá-las a frequentar este ambiente cotidianamente de forma profissional. Há um detalhe interessante se observarmos o tipo de museu analisado, já que se trata de uma instituição que preserva arte histórica, moderna e contemporânea. E também um museu símbolo da cidade de São Paulo, que em seu site se intitula como o "mais importante acervo de arte europeia do Hemisfério Sul". O empenho em compreender como ocorrem as relações das trabalhadoras terceirizadas que realizam a limpeza do Masp com as obras de arte expostas pode colaborar com as pesquisas sobre Estudos Culturais no Brasil, que tratam de acesso à arte e à cultura, da ocupação do tempo livre e das atividades de lazer, sempre em busca de uma sociedade mais justa, inclusive no sentido de orientar políticas públicas sobre o tema. Vale ressaltar que entrecruzar condições como classe social, salário, profissão, escolaridade e gênero com a temática do acesso à arte e à cultura também é essencial para obter um panorama realista.

Preenchendo a Tabela Periódica: contribuições de mulheres para a identificação e caracterização de elementos químicos.

Detalhes
24 Junho 2025
Última Atualização: 24 Junho 2025

Nome Completo:

Nathalia Miwa Arasaki Menezes Freitas

Unidade da USP:

Instituto de Química

Programa de Pós-Graduação:

Interunidades em Ensino de Ciências

Nível:

Mestrado

Resumo:

A Tabela Periódica é um dos ícones mais conhecidos da ciência. Presente em livros didáticos, salas de aula e laboratórios, ela representa a organização dos elementos químicos de acordo com suas propriedades. No entanto, a história da sua construção tem sido tradicionalmente contada a partir de nomes consagrados, majoritariamente homens europeus. Essa narrativa, repetida por gerações, apaga contribuições importantes de mulheres cientistas, que participaram de forma significativa da descoberta e caracterização de diversos elementos. A presente dissertação teve como objetivo investigar as trajetórias de quatro mulheres que contribuíram diretamente para o desenvolvimento da Tabela Periódica: Julia Lermontova, Lise Meitner, Ida Tacke-Noddack e Marguerite Perey. A partir de estudos de caso, foi possível reconstruir seus percursos formativos, desafios enfrentados, contextos socioculturais e as barreiras estruturais relacionadas ao gênero que marcaram suas carreiras científicas. Os resultados da pesquisa revelam padrões recorrentes de invisibilidade, reconhecimento tardio, e dependência de redes de apoio para que essas mulheres pudessem acessar espaços acadêmicos e laboratórios. Ao mesmo tempo, suas contribuições técnicas foram fundamentais: do isolamento de elementos químicos à formulação de teorias sobre processos nucleares. Essa investigação, além de contribuir para o campo da História da Ciência com enfoque crítico, também propõe reflexões importantes para o Ensino de Química. Inserir essas trajetórias em materiais pedagógicos permite ampliar a compreensão sobre como o conhecimento científico é produzido e reconhecido. Mais do que "adicionar nomes femininos" à narrativa tradicional, trata-se de questionar estruturas de exclusão e propor uma abordagem mais plural e representativa da ciência. Em um país marcado por desigualdades, promover o reconhecimento de mulheres na história da ciência — especialmente no ambiente escolar — é um passo relevante para a construção de uma sociedade mais justa. A dissertação, nesse sentido, não apenas recupera trajetórias esquecidas, mas oferece instrumentos para transformar o ensino, inspirar novas gerações e ampliar as possibilidades de pertencimento na ciência.

Produções artísticas e projetos educacionais na ocupação "Penha Pietra's"

Detalhes
24 Junho 2025
Última Atualização: 24 Junho 2025

Nome Completo:

Gabriela Azevedo Moretti

Unidade da USP:

Escola de Comunicação e Artes

Programa de Pós-Graduação:

Teoria, Ensino e Aprendizagem da Arte

Nível:

Mestrado

Resumo:

O tema desta pesquisa é a produção artística realizada no prédio Penha Pietra's, ocupado por movimentos de luta por moradia. O objeto do trabalho, mais especificamente, são as manifestações artístico-culturais existentes no prédio, localizado na região central da cidade de São Paulo, Estado de São Paulo (na Rua da Consolação, n°2563 - quase esquina com a Avenida Paulista). Questiona-se: de que maneira as manifestações artístico-culturais já existentes na ocupação Penha Pietra's relatam a história de seus moradores e fortalecem a luta pela moradia? E como desenvolver uma narrativa ficcional infantojuvenil que retome a história do processo de ocupação desse prédio? Em torno destas questões a pesquisa foi desenvolvida em três etapas, sendo a primeira um levantamento do processo histórico de ocupação de imóveis abandonados e desocupados, com ênfase na produção artística desses movimentos. Dirigiu-se o foco para o caso do imóvel que foi objeto da investigação e realizou-se uma pesquisa in loco, por meio da qual buscou-se compreender as manifestações artísticas ali realizadas, suas origens, quem são os artistas envolvidos, suas ideias e os projetos educacionais previamente desenvolvidos e/ou em desenvolvimento. Esse levantamento foi feito por meio de conversas com as lideranças da ocupação. Na segunda etapa da investigação, foi feito um estudo bibliográfico sobre a arte de contar histórias, sobre a importância de narrativas orais e escritas como forma de trabalho com a arte e, consequentemente, de fortalecimento da luta por moradia. Por esse motivo, foi criada uma narrativa ficcional infantojuvenil sobre a ocupação Penha Pietra's, a partir da qual realizou-se uma pesquisa-ação com crianças que ali residem. A narrativa conta a história desse prédio utilizando uma metáfora que relaciona o nome, Pietra, com o nome de um dos personagens do livro Macunaíma de Mário de Andrade - Venceslau Pietro Pietra. A terceira etapa da investigação foi realizada em duas partes: uma refere-se a relatos sobre as oficinas de leitura e atividades artísticas; outra trata do relato e análise das oficinas da narrativa ficcional criada e do desenvolvimento de produções de arte, que permitiram alinhavar as três etapas da pesquisa. O que orientou metodologicamente o projeto foi a abordagem da pesquisa-ação, acrescida de estudos decoloniais (Peloso, 2023 e Walsh, 2013), da tradição sócio-construtivista da Educação (Freire, 2006) e de seus desdobramentos no campo do ensino de artes visuais (Barbosa, 1998; Dewey, 2010; Coutinho, 2009), assim como a criação de práticas artístico-educativas centradas nas artes das palavras, tanto orais, como escritas (Machado, 2015). PALAVRAS-CHAVE: Experiência artística; Arte e narrativas; Arte da palavra; Arte Urbana; Arte e ocupações.

Estudo experimental da transição da camada limite sob a influência de um ressalto retangular

Detalhes
24 Junho 2025
Última Atualização: 24 Junho 2025

Nome Completo:

Lenz Jossue López Lázaro

Unidade da USP:

Escola de Engenharia de São Carlos

Programa de Pós-Graduação:

Engenharia Aeronautica

Nível:

Mestrado

Resumo:

No campo da Aeronáutica, diversos problemas estão associados a irregularidades em superfícies que afetam o desempenho aerodinâmico de aeronaves. Diante disso, este trabalho concentrou-se no estudo de um elemento de rugosidade localizado com formato retangular. Esse elemento, denominado ressalto retangular, promove a transição da camada limite para o regime turbulento conforme sua altura é aumentada. Esse fenômeno pode ser explicado pela amplificação de ondas de perturbação presentes na camada limite, responsáveis pela transição. O estudo revelou um comportamento quadrático dessas perturbações em relação à altura do ressalto retangular, normalizada pela espessura de deslocamento da camada limite no local do ressalto. Além disso, comprovamos que o impacto na transição se intensifica à medida que o número de Reynolds aumenta. Adicionalmente, foram comparados diferentes tipos de elementos de rugosidade, como cavidades e degraus, sendo verificado que o ressalto retangular exerce maior influência sobre o processo de transição. Esses resultados contribuem para um melhor entendimento dos mecanismos físicos envolvidos na transição induzida por elementos de rugosidade localizados, o que pode futuramente auxiliar em melhorias significativas no projeto e construção de aeronaves.

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