Pró-Reitoria de Pós-Graduação

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Press Release - Teses e Dissertações

Dados fornecidos pelos egressos da pós-graduação.

Propagação in vitro de crajiru (Fridericia chica (Bonpl.) Lohmann)

Detalhes
16 Abril 2025
Última Atualização: 17 Abril 2025

Nome Completo:

Laura Minatel Bortolato

Unidade da USP:

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Programa de Pós-Graduação:

Recursos Florestais

Nível:

Mestrado

Resumo:

Essa dissertação sobre propagação in vitro do crajiru (Fridericia chica) teve como objetivo estabelecer um protocolo para sua propagação usando a cultura de tecidos como forma alternativa, a fim de facilitar sua produção em larga escala em outras regiões do país fora de sua região de origem. Com isso, trazemos à tona muitas informações além de sua propagação, como sua importância para população em relação as propriedades medicinais e pigmentantes, levando a sociedade o conhecimento sobre essa espécie de grande importância para o futuro do Brasil, e que em breve poderá ser produzida em larga escala em todo o país.

Modelos preditivos para a gestão de manutenção em equipamentos agrícolas para a cana-de-açúcar: análise, otimização e validação

Detalhes
16 Abril 2025
Última Atualização: 17 Abril 2025

Nome Completo:

Willian Rafael Fernandes

Unidade da USP:

Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação

Programa de Pós-Graduação:

Mecai

Nível:

Mestrado

Resumo:

A dissertação do aborda a importância do setor sucroenergético na economia brasileira, destacando sua relevância na produção de energia renovável e açúcar. O estudo foca na eficiência operacional desse setor, que depende da gestão adequada de colhedoras e tratores. A manutenção dessas máquinas é crucial para evitar paradas inesperadas e altos custos financeiros. A pesquisa utiliza modelos de aprendizagem de máquina e estatística, como Florestas Aleatórias e Redes Neurais Artificiais, para prever falhas em colhedoras e tratores. Com uma precisão destacada, os resultados mostram um erro percentual absoluto médio (MAPE) de 3,8% para colhedoras e 6,5% para tratores. Esses resultados podem contribuir significativamente para a otimização da manutenção e a melhoria da eficiência operacional no setor, beneficiando a sociedade ao garantir uma produção contínua e estável de açúcar e energia.

Padrões de ação na infância: explorando relações meio-fim em habilidades manipulativas

Detalhes
16 Abril 2025
Última Atualização: 17 Abril 2025

Nome Completo:

Rafaela Zortéa Fernandes Costa

Unidade da USP:

Escola de Educação Física e Esporte

Programa de Pós-Graduação:

Educação Física e Esporte

Nível:

Doutorado

Resumo:

No desenvolvimento das ações manuais, os indivíduos inicialmente realizam padrões de preensão palmar e movimentos extrínsecos e, gradativamente, passam a realizar padrões de preensão digital e movimentos intrínsecos, permitindo maior mobilidade e precisão no manuseio do objeto. Contudo, essas mudanças estão relacionadas as propriedades do objeto e da tarefa, por isso, para realizar determinadas tarefas o padrão palmar e/ou os movimentos extrínsecos permanecem sendo utilizados. Se torna evidente, portanto, que a compreensão de uma relação entre meio (padrão e estratégia a ser realizado) e fim (objetivo da tarefa) é um aspecto fulcral para que o indivíduo apresente êxito na realização de diferentes tarefas, podendo ser observada a partir da adoção de um padrão preferido, processo que denominamos por diferenciação de padrões. Outro aspecto relevante quando consideramos a compreensão das relações meio-fim é a capacidade de adaptação dos padrões a novos objetos, tarefas e funções. Crianças realizam diferentes experiências ao longo da infância em que as relações entre meio e fim ora são orientadas ora são livres, no qual ainda não existe um consenso sobre qual situações levam as crianças a apresentarem maior diferenciação e adaptação. O objetivo desta tese foi investigar se os padrões de ações manuais se diferenciam e se adaptam de acordo com as situações de experiência em que os meios (padrão de ação manual) e fins (uso do objeto) podem ser orientados, livres ou parcialmente orientados. Para isso, realizou-se um estudo com 52 crianças que foram divididas em 4 grupos com graus variados de orientação e liberdade nas relações meio-fim. A atividade realizada com as crianças envolveu uma tarefa de alcançar, apreender, transportar e inserir barras em orifícios. Nossos resultados indicaram que crianças que realizaram experiências em situações orientadas parecem ter maior benefícios para o desempenho da tarefa, ou seja, gradualmente elas conseguem concluir a tarefa com maior facilidade. Já situações com maior liberdade não parecem ser experiências que possibilitam aumento de variabilidade, por outro lado, podem favorecer a compreensão de meios para resolver a tarefa. Observamos também que orientar o meio, quando se trata de tarefas manipulativas com crianças pequenas, nem sempre é possível. Acreditamos que isso se deve ao fato de que a mão fornece inúmeras possibilidades para exploração de objetos e algumas crianças demonstram grande interesse em explorar os meios na manipulação. De modo geral, esses resultados nos fornecem evidências de que educadores e profissionais devem fornecer possibilidades com graus variados de liberdade para que a criança possa explorar diferentes relações entre meios e fins com o uso das mãos, possibilitando um maior repertório para lidar com as diferentes demandas em diferentes fases da vida.

"Apoie uma criança": os usos da infância na Missão das Universidades para a África Central (1864-1908)

Detalhes
16 Abril 2025
Última Atualização: 17 Abril 2025

Nome Completo:

Thiago de Araujo Folador

Unidade da USP:

Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

Programa de Pós-Graduação:

História Social

Nível:

Doutorado

Resumo:

A pesquisa investiga como a Missão das Universidades para a África Central (UMCA) utilizou discursos e imagens sobre crianças africanas e europeias para promover seu projeto de cristianização na África no final do século XIX e primeira década do século XX. Fundada em 1860, a UMCA atuou principalmente na região atual da Tanzânia, norte de Moçambique e Maláui, envolvendo-se em programas de ensino e assistência voltados para as crianças. Essas práticas dependiam da arrecadação de fundos na Grã-Bretanha, com isso, articulando narrativas que sensibilizavam o público britânico e garantiam apoio financeiro à missão. O estudo revela como as crianças africanas foram retratadas como símbolos de vulnerabilidade e dependência, reforçando estereótipos raciais e perpetuando uma visão eurocêntrica que associava a salvação e o bem-estar das crianças africanas à intervenção europeia. Essa estratégia não apenas mobilizou recursos para a missão, mas também contribuiu para a construção de um imaginário coletivo sobre a infância africana, vinculado à filantropia e ao assistencialismo. A metodologia utilizada concentrou-se na análise dos periódicos, fontes fundamentais para o trabalho missionário, abordando-os em seus processos de produção, circulação e escrita. Essa abordagem permitiu identificar como os discursos sobre as crianças foram apropriados e registrados, bem como as atividades relacionadas à infância no contexto do funcionamento da missão. As análises incluíram discussões sobre representações da escravidão na África, episódios de fome, atividades infantis e a produção epistolar das crianças africanas. Os resultados da pesquisa são relevantes para a sociedade contemporânea porque ajudam a compreender as raízes históricas de práticas assistencialistas e discursos que ainda influenciam a relação entre países do norte global e do sul global. Assim apresenta-se subsídios para reflexões sobre o impacto das instituições humanitárias na África, incentivando uma análise crítica das narrativas que perpetuam desigualdades globais e dependências históricas. Além disso, destacam a importância de questionar como representações culturais e práticas de ajuda podem ser usadas para reforçar desigualdades, mesmo quando motivadas por intenções aparentemente nobres.

Uma Suprema Corte do Facebook? A experiência do Comitê de Supervisão da Meta na governança privada de conteúdo online

Detalhes
16 Abril 2025
Última Atualização: 17 Abril 2025

Nome Completo:

Carolina Freitas Gomide de Araujo

Unidade da USP:

Faculdade de Direito

Programa de Pós-Graduação:

Mestrado em Direito do Estado - sublinha Constitucional

Nível:

Mestrado

Resumo:

Uma Suprema Corte do Facebook? Entendendo o Comitê de Supervisão da Meta. O Comitê de Supervisão da Meta é o mais complexo experimento de moderação privada de conteúdo realizado até hoje. Muitas vezes comparado a uma Suprema Corte, o Comitê é um órgão composto por especialistas do mundo inteiro e responsável por interpretar os valores e os padrões de comunidade do Facebook, Instagram e Threads, com base nos direitos humanos, para tomar decisões, em última instância e de forma vinculante, sobre os casos mais difíceis de moderação de conteúdo online. A pesquisa realizada analisa a estrutura e as decisões do Comitê em seus primeiros três anos de funcionamento, de 2020 a 2023. A partir da análise quantitativa e qualitativa de 73 decisões, o estudo destaca como o Comitê se organiza, seleciona casos e toma decisões, como a suspensão da conta de Donald Trump nas plataformas da Meta após os eventos envolvendo seus apoiadores e a derrota nas eleições de 2020, nos Estados Unidos. Apesar de frequentemente comparado a uma Suprema Corte, o Comitê exerce uma função distinta no ecossistema digital. No sistema de governança de conteúdo online, a jurisdição não basta, mas também não pode ser ignorada. Embora ainda seja cedo para saber como o Comitê irá colaborar com outros moderadores de conteúdo no modelo de autorregulação regulada, defende-se que entidades de autorregulação têm uma função importante, mas diferente da dos tribunais constitucionais na regulação das plataformas. Ao iluminar práticas pouco conhecidas de moderação de conteúdo da Meta e incentivar mudanças nas políticas internas da empresa, o Comitê de Supervisão desempenha um papel importante no fortalecimento da transparência e da responsabilidade no ambiente online. A pesquisa contribui para debates mais amplos sobre modelos de autorregulação regulada, oferecendo reflexões que podem inspirar governos e empresas a promover uma internet mais justa e equilibrada. Compreender a atuação do Comitê permite avançar na construção de uma governança digital que incorpore as entidades de autorregulação.

Educação Integral no Brasil: experiências e ideias fundamentais

Detalhes
16 Abril 2025
Última Atualização: 17 Abril 2025

Nome Completo:

Guilherme Melo de Freitas

Unidade da USP:

Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação:

Faculdade de Educação

Nível:

Doutorado

Resumo:

A partir da constatação de um "compromisso com a educação integral" na Introdução da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o presente trabalho se propôs a investigar retrospectivamente a ascensão da temática da EDUCAÇÃO INTEGRAL no cenário brasileiro, concentrando-se no intervalo entre 1988 (Constituição) e 2018 (homologação da versão final da BNCC). Por meio de uma ampla pesquisa de documentos e entrevistas com diversos atores-chave do período estudado, mapeou-se experiências de destaque, visando identificar ideias fundamentais que embasaram tais iniciativas. Ao final, examinam-se as principais ideias encontradas, ponderando sobre quais delas tendem a contribuir efetivamente para que a educação no Brasil possa ser verdadeiramente mais integral.

Estudo do comportamento mecânico e da durabilidade de misturas solo-agregado-cimento

Detalhes
16 Abril 2025
Última Atualização: 17 Abril 2025

Nome Completo:

André Lapa de Moraes Tavares

Unidade da USP:

Escola de Engenharia de São Carlos

Programa de Pós-Graduação:

Mestrado em Engenharia de Transportes

Nível:

Mestrado

Resumo:

Meu trabalho estudou um tipo de mistura usado para construir rodovias com alto volume de tráfego e grande presença de caminhões e ônibus. Os materiais que compõem essa mistura são solo, agregado natural (pedra britada) e cimento. Em trabalhos desse tipo, é necessário fazer uma investigação das propriedades desse material, como sua resistência e durabilidade, para que ele possa ser aplicado de maneira correta em estruturas de pavimentos. São testadas várias condições dentro do laboratório para entender qual a melhor proporção desses materiais dentro da mistura e como ela se comporta frente a aplicações de carga repetida, que simulam a passagem dos veículos em uma rodovia. Essa mistura mostrou-se adequada para aplicação em rodovias de alto volume de tráfego dentro das condições que a pesquisa englobou. Ainda assim, alguns estudos a mais são necessários para caracterizar completamente esse material e dar seguridade para seu uso futuramente.

Assessoria técnica para a moradia popular. Respostas possíveis para problemas complexos

Detalhes
16 Abril 2025
Última Atualização: 17 Abril 2025

Nome Completo:

Lara Isa Costa Ferreira

Unidade da USP:

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design

Programa de Pós-Graduação:

Arquitetura e Urbanismo

Nível:

Doutorado

Resumo:

A tese "Assessoria técnica para a moradia popular. Respostas possíveis para problemas complexos" analisa processos contemporâneos de assessoria técnica para a moradia popular, realizados por grupos da arquitetura e urbanismo em alianças de luta contra desigualdades socioterritoriais no Brasil. Assume-se a definição de assessoria técnica a partir da Rede Moradia-Assessoria (Rede M-A): "uma rede de articulação política, acadêmica e profissional para pesquisa e ação sobre as condições de moradia e iniciativas de Assessoria Técnica populares no Brasil", que entende a assessoria técnica popular "no seu sentido ampliado, considerando atuações de caráter técnico desde que em diálogo com territórios populares na luta pela moradia digna", com posturas políticas e politizadas, denominadas como militantes. Estudaram-se com proximidade quatro processos de assessoramento, selecionados a partir relacionados à Rede M-A, analisados a partir da lente dos grupos daquela Rede. Os territórios populares e seus processos localizam-se nas cidades de Belo Horizonte, Recife, Fortaleza e São Paulo, entre 2020 e 2024, mas compreendendo as suas relações com ações realizadas anteriormente a esse período e também seus desdobramentos. A pesquisa de campo demonstrou a complexidade dos problemas enfrentados pelos grupos assessores, chamados a lidar com questões de natureza interdisciplinar, multifatorial, muitas vezes urgente e pouco aprofundada no contexto disciplinar da arquitetura e urbanismo, em realidades de restrição de recursos e políticas públicas. Notou-se que as demandas e os problemas vão sendo construídos ou compreendidos ao longo das abordagens dos grupos assessores em diálogo com assessorados, em que se constroem respostas possíveis, não nos termos da resolução de problemas, mas de tentativas de enfrentamento e da melhoria das condições de vida dos grupos assessorados. As reflexões que se originam no estudo dos processos levaram à associação entre as práticas do assessoramento com o debate teórico de Donna Haraway (2023) que defende o enfrentamento da complexidade de questões a partir da noção de "ficar com o problema" e da ação sobre ele no tempo presente, mediante associações para seu enfrentamento recíproco e situado. Assim, apresenta-se como grupos de assessoria técnica têm lidado com questões de diversas naturezas, na luta por melhores condições de moradia, construindo possibilidades de resistência dentro das contingências colocadas, compreendendo as limitações e, por vezes, as contradições da sua atuação, em aliança e permanência com grupos sociais, contribuindo desta forma, para a construção do campo da assessoria técnica para a moradia popular. Este trabalho busca também ser uma contribuição na reflexão sobre formas de colaboração entre grupos técnicos, profissionais e universitários, com grupos sociais no enfrentamento e luta contra desigualdades e na transformação e construção de cidades mais justas e sustentáveis.

A Rede de Proteção Socioassistencial como espaço educativo em direitos humanos: intervenção formativa e relato de experiência

Detalhes
16 Abril 2025
Última Atualização: 17 Abril 2025

Nome Completo:

Regiane Ferreira de Souza

Unidade da USP:

Escola de Artes, Ciências e Humanidades

Programa de Pós-Graduação:

Mudança Social e Participação Política

Nível:

Mestrado

Resumo:

Trata-se de uma pesquisa no campo da educação não formal no espaço da rede de proteção socioassistencial do Jardim Lapenna e União de Vila Nova que busca discutir a importância da Educação em Direitos Humanos na atuação profissional junto à territórios de alta vulnerabilidade é pensar a organização do espaço de reuniões para multiplicação de aprendizados e conhecimento.

Análise multimodal de sementes de alface: técnicas de imagem, algoritmos de aprendizado de máquina e condicionamento fisiológico sob estresse abiótico

Detalhes
16 Abril 2025
Última Atualização: 17 Abril 2025

Nome Completo:

Heiber Andres Trujillo Samboni

Unidade da USP:

Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz"

Programa de Pós-Graduação:

Fitotecnia

Nível:

Doutorado

Resumo:

Minha tese explorou técnicas inovadoras para melhorar a qualidade e a tolerância das sementes de alface em condições adversas, como seca e salinidade. Ao aplicar tecnologias como aprendizado de máquina, imagens hiperespectrais e radiografia, conseguimos: 1. Identificar métodos mais eficientes para avaliar a qualidade das sementes e prever seu vigor. 2. Desenvolver estratégias como o uso de GABA e hidrocondicionamento para aumentar a resistência das plantas ao estresse, promovendo um cultivo mais sustentável. 3. Criar ferramentas não destrutivas para avaliar sementes, otimizando o trabalho de agricultores e a indústria de sementes. Impacto social: Esses avanços podem ajudar a reduzir perdas no cultivo de alface, aumentar a produtividade e oferecer soluções mais sustentáveis, contribuindo diretamente para a segurança alimentar.

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