Inscrições acontecem de 21 de agosto a 1 de setembro; veja as especificações de cada programa de pós
Entre os dias 21 de agosto e 1 de setembro, estarão abertas as inscrições para processo seletivo que irá selecionar novos alunos e alunas para os programas de pós-graduação da ECA em 2024. Há um total de 257 vagas em cursos de mestrado, com duração de 24 meses, e doutorado, que têm duração de até 48 meses.
Cada programa da ECA – são seis programas de pós-graduação no total – realiza o seu próprio processo seletivo, com regras específicas divulgadas em edital. Em 2023, todos os seis programas da ECA contarão com Políticas de Ações Afirmativas. Haverá reserva de vagas na pós-graduação para pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas. Nos cursos das áreas de Música e nas Artes Cênicas, haverá também cotas para pessoas trans e para pessoas com deficiência.
Em geral, os processos seletivos incluem uma etapa de avaliação do currículo e do projeto de pesquisa dos candidatos e candidatas. A apresentação de comprovante de proficiência em língua estrangeira é outra exigência do processo de seleção, senão na inscrição, em etapas posteriores. Outras etapas podem variar dependendo do programa escolhido.
A seguir, confira mais informações sobre o processo seletivo de cada programa:
Artes Cênicas
O Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC) oferece até 17 vagas para mestrado e 17 vagas para doutorado com ingresso em 2024. Metade das vagas são reservadas às candidaturas que optarem por participar da Política de Ação Afirmativa de Inclusão Social Étnico-Racial, voltada para a população negra e indígena, pessoas com deficiência, pessoas trans e travestis ou, ainda, pessoas em situação de refúgio, apátridas ou com visto humanitário.
O processo seletivo se dá em três etapas: a) análise de projeto de pesquisa e currículo; b) prova dissertativa e c) prova oral. A comissão de seleção do programa realizará um workshop no dia 21 de setembro para as pessoas inscritas, no intuito de tirar dúvidas sobre o processo seletivo.
A pós-graduação em Artes Cênicas na ECA foi avaliada com nota 6 na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2021). Para mais informações sobre o processo seletivo, clique e acesse o edital de seleção do PPGAC.
Artes Visuais
O Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGAV) oferece até 28 vagas para mestrado e 15 vagas para doutorado em 2024. O programa reserva 30% das vagas para pessoas autodeclaradas negras, pardas ou indígenas que optarem por participar da Política de Ações Afirmativas.
O processo seletivo do PPGAV será realizado de setembro a dezembro em três etapas: a) submissão de projeto de pesquisa, portfólio e/ou memorial circunstanciado; b) avaliação escrita e c) avaliação oral.
A pós-graduação em Artes Visuais na ECA foi avaliada com nota 5 na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2021). Para mais informações sobre o processo seletivo, clique e acesse o edital de seleção do PPGAV.
Ciência da Informação
O Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (PPGCI) realiza processo seletivo para preenchimento de 48 vagas em 2024, sendo 23 para mestrado e 25 para doutorado. Desse total, 25% das vagas serão reservadas para ações afirmativas, voltadas às pessoas autodeclaradas pretas, pardas ou indígenas.
O processo seletivo acontece em três etapas: a) prova dissertativa; b) avaliação do projeto de pesquisa e do currículo e c) comprovação documental e proficiência em língua estrangeira. Dúvidas sobre o processo seletivo do PPGCI poderão ser esclarecidas em um workshop que acontecerá dia 21 de setembro, às 15h.
A pós-graduação em Ciência da Informação na ECA foi avaliada com nota 4 na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2021). Para mais informações sobre o processo seletivo, clique e acesse o edital de seleção do PPGCI.
Ciências da Comunicação
Pioneiro no Brasil, o Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) oferece 37 vagas em 2024, sendo 18 vagas para mestrado e 19 vagas para doutorado. Haverá reserva de vagas para ações afirmativas: 35% das vagas são dirigidas às candidaturas de pessoas pretas, pardas e indígenas.
O processo seletivo do PPGCOM terá três fases sucessivas e eliminatórias: a) entrega da documentação e avaliação escrita; b) avaliação de projeto de pesquisa e currículo lattes e c) comprovação documental e proficiência em língua estrangeira.
A pós-graduação em Ciências da Comunicação na ECA foi avaliada com nota 5 na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2021). Para mais informações sobre o processo seletivo, clique e acesse o edital de seleção do PPGCOM.
Meios e Processos Audiovisuais
O Programa de Pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA) tem 30 vagas em 2024, distribuídas entre os cursos de mestrado e doutorado. Desse total, 35% das vagas são destinadas às candidaturas de pessoas pretas, pardas e indígenas.
Todo o processo seletivo será realizado de maneira remota e síncrona em duas etapas: prova escrita dissertativa e etapa de avaliação do projeto de pesquisa, do currículo lattes e do histórico escolar.
A pós-graduação em Meios e Processos Audiovisuais na ECA foi avaliada com nota 5 na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2021). Para mais informações sobre o processo seletivo, clique e acesse o edital de seleção do PPGMPA.
Música
O Programa de Pós-graduação em Música (PPGMUS) oferece 65 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2024, sendo 34 vagas para mestrado e 31 vagas para doutorado. O programa também adota ações afirmativas, com a seguinte distribuição:
- 30% das vagas destinadas para a população negra (pessoas pretas e pardas) brasileira ou com visto de residência no Brasil;
- 5% das vagas para pessoas transexuais ou travestis com nacionalidade brasileira ou com visto de residência no Brasil;
- 5% das vagas para pessoas com deficiência grave brasileiras ou com visto de residência no Brasil.
O processo seletivo do PPGMUS consiste no envio da documentação, incluindo projeto de pesquisa, carta de intenção e histórico escolar, e na realização de avaliação oral.
A pós-graduação em Música na ECA foi avaliada com nota 6 na última avaliação quadrienal da Capes (2017-2021). Para mais informações sobre o processo seletivo, clique e acesse o edital de seleção do PPGMUS.
Para mais informações sobre o processo seletivo, acesse a página do Serviço de Pós-graduação da ECA.
Avaliação dos programas da ECA na Capes A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) faz o acompanhamento regular dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no Brasil. A cada programa, são atribuídas notas de 1 a 7, sendo que as notas 1 e 2 implicam o descredenciamento do curso. As notas 3 a 5 equivalem, respectivamente, a “regular”, “bom” e “muito bom”. As notas 6 e 7 indicam que o programa atingiu excelência em nível internacional. A Avaliação Quadrienal (2017-2021) teve saldo positivo na ECA. Dos seis programas da ECA, três elevaram suas notas na Capes: o PPGMPA e o PPGCOM elevaram a sua nota de 4 para 5; já o PPGMUS subiu de 5 para 6, atingindo a excelência em nível internacional. Outro programa com nota 6 da ECA é o PPGAC, que manteve a sua nota na última avaliação. O PPGAV, por outro lado, teve queda na nota, de 6 para 5. O PPGCI manteve a nota quatro na avaliação da Capes.
|
Foto de capa: Imagens USP
Reprodução: Boletim Eca: Verônica Reis Cristo, do LAC - Laboratório Agência de Comunicação - 09 Agosto 2023