Placa de localização dos cursos da Escola de Comunicações e Artes.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Em 1972, a ECA inaugurava seu primeiro curso de pós-graduação e o primeiro na área de Comunicação do país

50 anos atrás, precisamente no dia 8 de janeiro de 1972, surgia o primeiro curso de pós-graduação da ECA: o Curso de Pós-graduação em Ciências da Comunicação. Pioneiro na área de Comunicação do Brasil e responsável pela formação de grande parte dos mestres e doutores em comunicação do país, o atual Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) se prepara para um ano novo de celebrações e novos desafios.

Muita coisa mudou nesses 50 anos de existência. Para Maria Immacolata Vassallo de Lopes, atual professora e ex-coordenadora do PPGCOM, as mudanças começaram em 2002, quando o programa celebrou seus 30 anos. Na época, as transformações se concentraram em reduzir as dimensões do programa, que admitia mais de 100 docentes (hoje são 34), e, principalmente, criar uma cultura de registro do conhecimento produzido por meio da Plataforma Lattes.

Em 2019, o PPGCOM passou por mais reestruturações, com modificações nas áreas de concentração e linhas de pesquisa, que se tornaram temáticas, e nos critérios de avaliação para os ingressantes, tudo isso com o intuito de criar uma coesão maior entre as atividades de ensino e pesquisa.

O PPGCOM manteve suas atividades de forma remota em 2021, com disciplinas, defesas, palestras e workshops para estudantes e novos ingressantes. Hoje o programa está organizado em três linhas de pesquisa:

  • Comunicação, redes e linguagens: objetos teóricos e empíricos;
  • Processos comunicacionais: tecnologias, produção e consumos;
  • Comunicação: interfaces e institucionalidades.

Com a pandemia e a paralisação das atividades presenciais, a pós também precisou se adaptar. “O contexto era muito desfavorável, mas mantivemos as disciplinas e o processo seletivo online. Foi um esforço enorme para que tudo funcionasse, uma colaboração grande de todos os docentes e alunos”, afirma Clotilde Perez, atual coordenadora do PPGCOM e docente do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo(CRP).

Expectativas e desafios para 2022

Diante das crises sanitária, econômica e educacional enfrentadas pelo Brasil nesse momento, Clotilde reforça a necessidade de pensarmos em maneiras de defender o ensino superior. “Acho que estamos no pior momento da história recente da CAPES e do CNPq, não só por redução de custos, mas também por redução orçamentária e por práticas de gestão nada republicanas. Desafios nós temos vários, e o primeiro deles é não se deixar consumir por esse contexto. Temos que pensar ‘ok, isso está acontecendo, o que a gente pode fazer?’”

A resposta pode estar na atuação política e midiática. Para a coordenadora, a universidade deve buscar cada vez mais diferentes maneiras de gerar visibilidade para o conhecimento que produz e criar um elo mais próximo com a população. Também é preciso reforçar a pesquisa como essência da pós-graduação.

 “O sentido da pós é produzir conhecimento, é fazer pesquisa de qualidade, é formar pesquisadores que vão contribuir para o desenvolvimento da sociedade brasileira, inclusive para não permitir que essas atrocidades que estão ocorrendo continuem a acontecer. Esse norte a gente não pode perder” .Clotilde Perez, coordenadora do PPGCOM, defende a pesquisa como ponto central na produção acadêmica

Para 2022, as expectativas são de celebração e reflexão. “Espero que esses 50 anos sirvam para comemorarmos todo o nosso progresso e refletirmos sobre a situação do nosso programa e o que desejamos para o futuro dele”, diz a professora Maria Immacolata.

Os planos são, principalmente, investir na internacionalização das pesquisas e aumentar a produção de artigos qualificados. Um dos meios utilizados atualmente pelo PPGCOM é a revista MATRIZes, periódico conceito A2 no Qualis, que compila artigos de docentes, estudantes e parceiros nacionais e internacionais.

Este ano, a ECA irá receber 166 novos alunos na pós, 37 deles no PPGCOM. Além disso, a Comissão de Pós-graduação está preparando uma programação especial para celebrar o aniversário da pós, que será divulgada no início do próximo semestre letivo. Segundo Clotilde, a ideia é resgatar e homenagear os antigos coordenadores, além de realizar um mapeamento da situação atual dos ex-estudantes.

A pós hoje

Atualmente, a ECA possui 12 cursos gratuitos de mestrado e de doutorado e um mestrado profissional em seis Programas de Pós-graduação: Artes Visuais (PPGAV), Artes Cênicas (PPGAC), Meios e Processos Audiovisuais (PPGMPA), Ciência da Informação (PPGCI), Ciências da Comunicação (PPGCOM) e Música (PPGMUS). O processo de seleção de novos alunos acontece todo ano, no segundo semestre. Também é possível cursar disciplinas de pós-graduação da ECA como aluno especial; para este semestre, as inscrições acontecem no final do mês de janeiro.

Acesse a página do Serviço de Pós-graduação e saiba mais sobre os cursos de mestrado e doutorado oferecidos pela ECA.

Fonte: Reprodução / Site da ECA /Reportagem de Gabriela Schatz - 07 Janeiro 2022


Últimas Notícias

Quinta, 12 Maio 2022
Aperto de mãos
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Lista de candidaturas selecionadas


Leia mais...
Quarta, 04 Maio 2022
Aeronave cruza o céu da cidade.
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Inscrições até 20 de maio às 12h.


Leia mais...
Quarta, 04 Maio 2022
Universidade de Salamanca
Foto: Wikipédia

 Inscrições até 20 de maio de 2022.


Leia mais...

Agenda PRPG

Próximos Eventos

Há 19 eventos programados - Página 1 / 4

Reunião CaC
Reunião CaN
Reunião CaA
Reuniões CoPGr
Institucional
08
Jun
2022
14:00
Reunião CaC

Reunião da CaC

Reunião da Câmara Curricular (CaC)
15
Jun
2022
10:00
Reunião CaN

Reunião da CaN

Reunião da Câmara de Normas e Recursos (CaN)
22
Jun
2022
14:00
Reunião CaA

Reunião da CaA

Reunião da Câmara de Avaliação (CaA)
29
Jun
2022
10:00
Reuniões CoPGr

Reunião do CoPGr

Reunião do CoPGr
01
Jul
2022
00:00
Institucional

Calendário de matrícula 2022 da pós-graduação

Calendário de matrícula 2022 da pós-graduação - 2º semestre

Fornecido por iCagenda