LUTO PELA VIDA

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP se solidariza com todas as famílias que foram vítimas da Covid-19

Acordo prevê que mestrado acadêmico seja uma etapa de qualificação para o doutorado

Foto: Prof. Vahan Agopyan, Prof. Abílio Baeta Neves, Prof. Calos G. Carlotti Jr.

A USP e a Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) assinaram, no dia 12 de dezembro, um protocolo de intenções que permitirá à Universidade a reorganização da oferta dos cursos de pós-graduação de Mestrado e Doutorado.

O acordo foi assinado pelo reitor Vahan Agopyan e pelo presidente da Capes, Abílio Baeta Neves, no prédio da Reitoria, em São Paulo.

As mudanças, que ainda serão discutidas com a comunidade acadêmica, consistem, principalmente, no redesenho da estrutura dos programas de pós-graduação, valorizando a formação no nível de doutorado, a mobilidade nacional e internacional dos estudantes nesse nível e os estágios de pós-doutorado.

Dentre os pontos constantes no documento está a proposta de que o mestrado acadêmico passe a ser entendido como etapa de qualificação para o doutorado e tenha sua duração reduzida. O doutorado, por sua vez, poderá ter seu tempo de conclusão expandido para além dos quatro anos regulares.

“Este convênio permite que a USP possa desenvolver e projetar uma nova visão sobre a pós-graduação”, destacou o reitor.Para o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Junior, “nosso sistema está desconectado do mundo. A Capes está nos dando a oportunidade de pensarmos e discutirmos um novo modelo de pós-graduação”.

Segundo o protocolo, a Capes deve ajustar os procedimentos de avaliação para atender às mudanças, “sem abrir mão dos padrões que asseguram qualidade comparativamente em termos nacionais, os mecanismos de fomento/financiamento sem prejuízo dos estudantes e dos programas atualmente financiados, recompensando o esforço institucional de maximização do investimento feito em pessoal e cursos”.

Um cronograma para a implementação das mudanças deverá ser estabelecido entre a USP e a Capes.

Fonte: Jornal da USP


Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
Data : Quarta, 8 de Setembro de 2021
9
10
11
12
13
14
15
Data : Quarta, 15 de Setembro de 2021
16
17
18
19
20
21
22
Data : Quarta, 22 de Setembro de 2021
23
24
25
26
27
28
29
Data : Quarta, 29 de Setembro de 2021
30