O Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo oferece cursos de pós-graduação acadêmica stricto sensu nos níveis de Mestrado e de Doutorado.
Seu objetivo principal é orientar, preparar e formar pesquisadores que procuram aprimoramento científico e professores que desejam atuar nos institutos ou centros de nível superior e universidades. Criado em 1971, o Programa, historicamente, tem sido responsável pela qualificação de docentes que atuam em importantes programas de pós-graduação em Letras e Linguística em todo o país.
As atividades de pesquisa e formação do programa tomam como objeto de estudo a língua portuguesa, abordada sob dois enfoques: o filológico e o linguístico. Os docentes do Programa atuam em seis linhas de pesquisa, desenvolvendo projetos e liderando grupos de pesquisa com projeção nacional e internacional e um núcleo de pesquisa interdisciplinar.
O Programa mantém intensas atividades de integração e solidariedade com programas emergentes em âmbito nacional, cultiva importantes interfaces com a educação básica, e tem consolidado sua presença no contexto internacional.
O ingresso no Programa se dá por meio de um processo seletivo realizado duas vezes por ano. A organização e o planejamento do Programa são conduzidos por nove comissões formadas por docentes e discentes.
Linhas de Pesquisa
- Filologia do Português
- Gramática do Português e de Línguas em Contato
- História e Historiografia do Português
- Léxico do Português
- Linguística Aplicada do Português
- Linguística Textual e Teorias do Discurso no Português
Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 7493/2018)
Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 6542/2013)
Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 5473 em vigor de 18/09/2008 até 19/04/2013)