LUTO PELA VIDA

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP se solidariza com todas as famílias que foram vítimas da Covid-19

Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz
Ciências Agrárias
Doutorado
Piracicaba - SP
+55 19 3447-6021
De segunda-feira à sexta-feira, das 08:00 as 18:00

O PPG-IBCMV é um Programa de Pós-Graduação Internacional no qual o diferencial é o total incentivo à mobilidade discente em diferentes Instituições Internacionais, aliada a um treinamento de idioma e cultura. Essas características conferem ao Programa uma verdadeira condição internacional e possibilitam que participantes qualificados e preparados sejam expostos a diferentes ambientes acadêmicos. Espera-se que os profissionais egressos deste ambiente de excelência e formados com uma visão global estejam capacitados a nuclear competência do mais elevado nível, exercendo liderança acadêmica, científica e tecnológica em suas áreas de atuação.

Escopo
Nosso estudantes estão interessados em pesquisas relacionadas a genética de plantas que vão desde as cultivadas, as nativas ou espécies modelos, incluindo poliplóides, assim como os aspectos moleculares da sua interação com microrganismos. Os docentes do programa atuam nas seguintes áreas do conhecimento: Genética Quantitativa e Melhoramento de Plantas; Genética Estatística, Genética Microbiana, Genômica e Bioinformática, Citogenômica e Epigenética, Genética Molecular de Plantas, Biologia Evolutiva, Genética Fisiológica e Bioquímica, Bioenergia e mais recentemente Biologia de Sistemas.

Objetivo
Nosso objetivo é contribuir para gerar conhecimento e na formação de pesquisadores de alto potencial para o desenvolvimento da biologia celular e molecular vegetal, especializados em solucionar problemas antigos e aqueles emergentes em agricultura, melhoramento de plantas, recursos naturais, diversidade genética, energia e ambiente.

Títulos concedidos
Doutor em Ciências, área de concentração em Biologia Celular e Molecular Vegetal

Linhas de pesquisa

• Genética molecular e desenvolvimento;
  • Filogenia molecular e evolução de plantas;
  • Metabolismo e fisiologia do estresse vegetal;
  • Genômica vegetal e bioinformática.

Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 7493/2018)

Data : Quarta, 6 de Outubro de 2021
Data : Quarta, 13 de Outubro de 2021