O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia – PPGMus-USP (Mestrado) foi criado em 2012 com a reunião do corpo docente do Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Arte Contemporânea, Museu Paulista e Museu de Zoologia.
Linha de pesquisa 1 – História dos processos museológicos, coleções e acervos
Esta linha de pesquisa, de caráter interdisciplinar, caracteriza-se pela problematização das dimensões de historicidade de museus, coleções e acervos, compreendidos como processos sociais de construção de memória, identidades e conhecimentos, por meio da musealização de objetos de variada natureza e origem. Nesse sentido, a história dos museus não é entendida como descrição linear dessa instituição em diferentes locais e tempos; mas, como análise das condições históricas que delinearam políticas de aquisição de acervos e de formação de coleções, partidos de conservação e restauração, documentação e catalogação, exposições e difusão cultural e educativa. Interessa, sobretudo, compreender por meio das disciplinas e das pesquisas desenvolvidas no âmbito do PPGMus-USP, as transformações e tensões nas mudanças de paradigmas na produção de conhecimento nos museus.
Projeto de pesquisa: História dos museus, coleções e exposições:
Investiga processos e dinâmicas de formação, atuação e significados de instituições museológicas e correlatas, coleções e exposições, em perspectiva histórica, em diferentes contextos, com ênfase no Brasil do século XIX ao XXI.
Docentes: Ana Gonçalves Magalhães, Cecilia Helena de Salles Oliveira, Heloisa Maria Silveira Barbuy, Helouise Lima Costa, Maria Isabel Ferreira Landim, Maria Margaret Lopes, Paulo César Garcez Marins e Solange Ferraz de Lima.
Linha de Pesquisa 2 – Teoria e Método da Gestão Patrimonial e dos Processos Museológicos
Análise e proposição de modelos de comunicação museais; análise e proposição de estratégias de planejamento e gerenciamento de bens patrimoniais e análise e proposição de instituições museológicas.
Projetos de pesquisa: 1- Estudo sobre comunicações, público e recepção:
Abrange, de forma unificada ou separadamente, as pesquisas sobre comunicação museológica – teoria, expografia e educação primordialmente –, concepções de público e participação em processos museológicos e recepção em museus – lugar metodológico para se entender a comunicação desde o ponto de vista da cultura onde o museu se insere.
Docentes: Camilo de Mello Vasconcellos, Carmem Aranha, Fabíola Andréa Silva, Marília Xavier Cury e Vagner Carvalheiro Porto.
2- Processos museológicos e gestão patrimonial: princípios e métodos:
Reúne estudos teórico-metodológicos e históricos; análises sobre ações aplicadas e reflexões sobre a implementação de políticas públicas nos campos da gestão patrimonial e do turismo relacionadas aos processos museológicos.
Docentes: Clarissa Maria Rosa Gagliardi, Maria Cristina Oliveira Bruno.
Linha de Pesquisa 3 – Salvaguarda do patrimônio cultural e coleções museológicas
Esta linha de pesquisa é caracterizada pela transdisciplinaridade, uma vez que coleções museológicas ou, no sentido mais amplo, o patrimônio cultural material em suas várias formas envolve diferentes tipos de materiais, para as quais a salvaguarda depende largamente não apenas de abordagens investigativas complementares, mas também da compreensão de que novas estratégias, baseadas em contextos específicos (composição química, tipo de microambiente etc.) que devem ser consideradas.”
Projeto de Pesquisa: Caracterização físico-química de bens culturais:
Envolve a caracterização de bens culturais do ponto de vista de sua composição química, de suas propriedades físicas e de seus processos de degradação, através de métodos analíticos que envolvem metodologias físicas e químicas.
Docentes: Dalva Lucia Araujo de Faria, Márcia de Almeida Rizzutto e Rosário Ono.
Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 7493/2018)
Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 6542/2013)
Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 5473 em vigor de 18/09/2008 até 19/04/2013)