6
Universidade de São Paulo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto
Ciências Sociais Aplicadas
Doutorado;Mestrado Acadêmico
Secretaria do Programa
Ribeirão Preto - SP
(16) 3315-4746 / 3315-3884
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
https://www.fearp.usp.br/ppgao.html
De segunda-feira à sexta-feira, das 08:00 as 18:00

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações, Mestrado e Doutorado, tem por finalidade promover a formação de docentes, pesquisadores e profissionais de alto nível para atender às demandas acadêmicas e do ensino superior, na área de Administração de Organizações.

Incentiva o livre pensamento e todas as formas de acesso à revitalização dessa área do conhecimento e, assim, pretende contribuir para a evolução científica e tecnológica da Administração.

Linhas de Pesquisa

  • I - Estudos Organizacionais e Políticas Públicas
    Descrição: visa proporcionar a compreensão da dinâmica das organizações, associada à evolução das teorias da administração e do ambiente externo que as influencia, assim como dos processos administrativos e de gestão no setor público, no setor privado e no terceiro setor. Busca subsidiar a análise de políticas públicas e a proposição de modelos organizacionais por meio da identificação e da proposição de indicadores de eficiência e desempenho mais apropriados às características de cada setor de atividade em particular, de maneira a contribuir para intervenções integradas de desenvolvimento.

  • II - Gestão da Inovação e Sustentabilidade
    Descrição: dedica-se à análise e gestão dos aspectos da inovação e da sustentabilidade. De forma geral, as pesquisas decorrentes desta linha contribuem para o avanço no estado da arte sobre os temas relevantes para a gestão da inovação, que venham a proporcionar novos produtos, processos produtivos, negócios, métodos organizacionais; e para a sustentabilidade, que contribuam com a melhoria do desempenho das dimensões econômica, social e ambiental das organizações.

  • III - Criação de Valor: Gestão de Processos Organizacionais e de Marketing
    Descrição: combina os elementos de inteligência de marketing, processos organizacionais e planejamento estratégico voltado ao acesso a mercados. Para a criação de valor, propõe o desenvolvimento e a aplicação de conhecimento em cadeias de valor e relações contratuais, objetivando compartilhar recursos e potencializar movimentos estratégicos das organizações envolvidas nestes arranjos. Adicionalmente, estuda os aspectos de consumo e da gestão de marcas aplicada a lugares e empresas, compreendendo a perspectiva das organizações detentoras da marca e os seus diversos mercados consumidores. Finalmente, busca novas metodologias para compreender, mapear e otimizar os processos organizacionais, de forma a melhorar o desempenho organizacional como um todo.

Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 7493/2018)

Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 6542/2013)

Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 5473 em vigor de 18/09/2008 até 19/04/2013)