O Programa de Pós-Graduação em Obstetrícia e Ginecologia completou 50 anos em 2023 e, ao longo da sua existência, tem se destacado na formação de recursos humanos altamente qualificados para ensino e pesquisa.
O principal objetivo deste Programa de Pós-Graduação é formar profissionais capacitados para a pesquisa e a docência, preparados para atuar em Instituições de Ensino Superior (IES) e em outras instituições voltadas ao ensino e à pesquisa. O Programa também visa à produção de conhecimento de qualidade que possa impactar a atenção à saúde da população, contribuindo para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde. Além disso, o Programa se caracteriza pela produção de conhecimento com aplicabilidade clínica, fundamentada em projetos translacionais.
Linhas de Pesquisa
- Análise morfológica, bioquímica, molecular, imunológica e clínica do sistema reprodutor de mulheres férteis e inférteis. Estudos experimentais e clínicos.
- Análise morfológica, clínica e terapêutica da incontinência urinária e dos defeitos do assoalho pélvico na mulher.
- Aspectos morfológicos, bioquímicos, gênicos, moleculares, clínicos e terapêuticos do câncer genital e mamário. Estudos experimentais e clínicos.
- Avaliação epidemiológica, genética, molecular e morfo-funcional do feto normal ou com anomalias de desenvolvimento.
- Ciências de dados aplicada à obstetrícia e ginecologia.
- Efeitos histomorfológicos, bioquímicos, moleculares, sexuais e terapêuticos no climatério: estudos experimentais e clínicos.
- Estudo de fatores determinantes dos resultados maternos e fetais e do impacto da gestação na saúde do adulto.
- Investigação dos processos psicossociais no ciclo gravídico-puerperal e seus efeitos nos resultados maternos, perinatais e a longo prazo.
