O objetivo principal do curso é a formação de profissional especializado para atuar em aconselhamento genético e interpretação de dados genômicos. Espera-se, por meio do Mestrado Profissional, formar indivíduo capaz de executar todas as atividades específicas descritas abaixo, além de ser capaz de interagir com outros profissionais da área da saúde em equipes multiprofissionais.
O Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA), criado pelo Departamento de Economia, Administração e Sociologia (LES), busca galvanizar todo o potencial e tradição da USP/ESALQ e do LES, tendo como área de concentração: “Agronegócios e Organizações”.
Criado em 1964, o Programa de Pós-Graduação em Economia da FEA/USP oferece uma formação acadêmica sólida e pluralista, assegurada pela escala e diversidade de seu corpo docente.
O Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações, Mestrado e Doutorado, tem por finalidade promover a formação de docentes, pesquisadores e profissionais de alto nível para atender às demandas acadêmicas e do ensino superior, na área de Administração de Organizações.
O Programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas (PPG-GMP) sediado no Departamento de Genética da ESALQ/USP, teve início em 1964, atuando em nível de Mestrado, e desde 1970 em nível de Doutorado.
O Programa dispõe de uma ampla área física para laboratórios direcionados para a pesquisa básica/ aplicada e vinculados às respectivas linhas de pesquisa, contando com o apoio dos seguintes setores já existentes:
O Programa de Mestrado Profissional stricto sensu Ambiente, Saúde e Sustentabilidade (MProASaS) tem o objetivo de formar mestres para as exigências do mundo atual, voltados para o desenvolvimento de produtos e processos visando ao desenvolvimento de tecnologias e inovações para as necessidades socioambientais.
Nosso foco está centrado na construção de modelos e referenciais técnico-científicos com sólida base humanista, por meio de treinamento de habilidades e competências com ancoragem conceitual, buscando a aplicação da ciência básica nas áreas profissionalizantes e a valorização da ética, da criatividade e do espírito crítico, através do domínio do método científico e do desenvolvimento de ideias originais e suas aplicações.
Aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em 1987, até dezembro de 2020 o Programa titulou 196 alunos, sendo 19 mestres e 177 doutores.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Social (Antropologia Social), abrigado no Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, é um dos mais antigos e consolidados na área.
O Programa de Pós-Graduação em Arqueologia (Mestrado e Doutorado) existe na Universidade de São Paulo desde 1972, primeiro como área de concentração do programa de Antropologia Social, e mais tarde como um programa independente, vinculado ao Museu de Arqueologia e Etnologia.
O Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da FAUUSP (Mestrado, 1971 e Doutorado, 1980) é um dos mais antigos do país.
A Pós-Graduação em Artes Cênicas da USP surge em 1981-constituindo-se no mais antigo e pioneiro programa da área no país, mas vinculado ao Programa de Artes, em 2005 ganha autonomia e desde 2013 é avaliado com nota 6 pela Capes.
O curso de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA é oferecido em nível de mestrado e doutorado em todas as suas áreas de concentração.
O curso de pós-graduação em Astronomia e Astrofísica do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo foi o primeiro no país e se iniciou em 1973 graças a iniciativa de um grupo de pesquisadores brasileiros recém formados no exterior.
O programa de Pós-Graduação em Biociência Animal (PGBIO) é o mais novo programa da FZEA-USP tendo sido aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) em março de 2013.
O Programa de Pós-Graduação (PPG) em Biociências Aplicadas à Farmácia (BAF) da FCFRP-USP é originário da Área de Concentração em Análises Clínicas do PPG em Ciências Farmacêuticas.
Estabelecido recentemente em consequência da destacada atuação brasileira na área de estudos genômicos e pós-genômicos, os programas de Mestrado e Doutorado em Bioinformática Interunidades da USP visam atender a consequente demanda para um programa no nível de pós-graduação que trate simultaneamente os aspectos biológicos e computacionais nesta área.
O Programa de Biologia Celular e Molecular tem como objetivo capacitar profissionais para atuar nas áreas de fronteira em pesquisa e ensino superior.
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Comparada, sediado no Departamento de Biologia, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto, tem como objetivo a formação de docentes, pesquisadores e recursos humanos especializados no âmbito das Ciências Biológicas.
O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro, sediado no Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), é considerado de excelência pela CAPES desde 2001.
O Programa de Pós-graduação em Biologia de Sistemas do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) apresenta caráter multidisciplinar, abrangendo diferentes linhas de pesquisa.
O principal objetivo do Curso é contribuir para o aprimoramento da pesquisa e do ensino, por meio da formação de pesquisadores e docentes de alto nível, com capacitação para o exercício de suas funções em vários campos da Genética e da Biologia.
O Programa de Pós-Graduação em Biologia Oral, em níveis de mestrado e doutorado, tem como objetivo formar recursos humanos para o exercício da docência e da pesquisa no ensino superior.
O Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas - Bioquímica do Instituto de Química da USP iniciou-se em 1970, com o objetivo central de unir a pesquisa na fronteira do conhecimento em Bioquímica e Biologia Molecular e a formação de pesquisadores pós-graduados bem qualificados, competentes e capazes de desenvolver linhas de pesquisa independentes e inovadoras.
O Programa de Pós-Graduação Interunidades em Biotecnologia (PPIB) foi criado pela Universidade de São Paulo em abril de 1991 e consiste de um programa stricto sensu de formação de recursos humanos, em que estão envolvidas três diferentes instituições: a Universidade de São Paulo (USP), o Instituto Butantan da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo (IB) e o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), amplamente reconhecidas em seus campos de atuação
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial em nível de mestrado e doutorado da Escola de Engenharia de Lorena tem como principal objetivo formar recursos humanos qualificados em Biotecnologia para atuarem na área acadêmica e de pesquisa e, também, no setor empresarial.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo forma pesquisadores com capacidade de investigar novas referências na análise e no entendimento dos processos socioambientais, utilizando abordagens de diferentes áreas das ciências. Tem por objetivo criar, desenvolver e aplicar metodologias e tecnologias voltadas à resolução de problemas socioambientais.
O Programa de Pós-Graduação em Ciência Animal e Pastagens da USP/ESALQ tem por objetivo a formação de profissionais habilitados para exercer atividades de docência, pesquisa e liderança de projetos relacionados com a produção animal. O conteúdo programático das disciplinas visa o aprimoramento e o fortalecimento da base conceitual da formação acadêmica de seus alunos.
O Programa tem por objetivo o desenvolvimento de referenciais teórico-metodológicos nas temáticas relativas a: Apropriação Social da Informação; Gestão de Dispositivos de Informação; e Organização da Informação e do Conhecimento.