FAQ - Convênio Angola
Link da gravação da reunião de 10/04, às 10h00: https://drive.google.com/file/d/1fwGH7uwo4KnSqU35sTdvvT4N6FF6GJnl/view
O PRAZO PARA INSCRIÇÃO FOI PRORROGADO ATÉ 17/04 (segunda-feira)
Esse programa terá outras edições?
Não estão previstas outras edições desse convênio USP-Angola.
Além da bolsa concedida pelo Ministério de Angola, será concedido mais algum auxílio pela USP ou Angola?
Não estão previstos outros auxílios além da bolsa.
A participação é restrita aos programas acadêmicos?
Sim, não haverá participação dos mestrados profissionais.
Quantos projetos cada Programa pode enviar?
O formulário foi reconfigurado para envio de até 10 projetos. Se o programa desejar enviar mais do que 10 projetos, por favor entrar em contato (This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.) para ajustarmos o formulário.
Seria possível colocar todo o programa à disposição em algumas áreas? Podemos enviar no formulário projetos "guarda-chuva", cadastrando todas(os) as(os) docentes que se enquadram (e têm interesse) em cada um? As(Os) orientadoras(es) estariam a priori interessadas(os), mas precisam de informações específicas das(os) candidatas(os), o que seria conseguido depois para cada caso.
Sim, agrupando em projetos guarda-chuva no formulário, indicando todas(os) as(os) docentes interessadas(os) em participar.
Podemos agrupar projetos em áreas correlatas aquelas constantes do pré-edital de Angola?
Sim, o programa pode indicar projetos em áreas que entenda próximas àquelas do pré-edital, para que o programa possa participar da chamada.
No Google Forms, há um espaço para o Programa apresentar os projetos. Cada projeto pode incluir mais que um(a) docente orientador(a) e mais que um(a) orientando(a) ou mestranda(o)?
Sim, cada projeto pode incluir mais de um(a) docente e eventualmente, pode receber mais de um(a) aluna(o) (no formulário é indicado também a quantidade de “vagas” de mestrado e doutorado em cada projeto)
As(Os) candidatas(os) angolanas(os) passarão por processos seletivos do programa?
Não, as(os) candidatas(os) serão previamente selecionadas(os) e encaminhadas(os) para os programas interessados. Os programas terão acesso a toda a documentação da(o) aluna(o), e terão autonomia para decidir pelo aceite ou não da(o) candidata(o).
Como será a seleção interna da PRPG?
A PRPG fará bancas de avaliação por áreas, para fazer o match entre candidatas(os) e programas, de acordo com as informações fornecidas pelo programa e o perfil apresentados pelas(os) candidatas(os)
Os programas que exigem em seus regulamentos a proficiência em idioma estrangeiro no momento da matrícula, não poderão participar do convênio?
Poderão, mas terão que estar de acordo em adiar a entrega da proficiência até a qualificação.
Os programas poderão realizar entrevistas prévias com as(os) candidatas(os)? Seria possível fazer uma seleção das(os) inscritas(os) pós-seleção? Por exemplo, pedir CV e carta de motivação?
Sim, os programas podem realizar entrevistas (meeting) com as(os) candidatas(os), antes de aprovação. Também terão acesso a toda documentação apresentada pela(o) candidata(o) (CV, projeto, etc.).
As(Os) alunas(os) dessa parceria com Angola serão do programa ou da PRPG?
Serão alunas(os) do programa de pós-graduação. A(O) aluna(o) matriculada(o) terá o mesmo status de outras(os) alunas(os) USP, tendo direito a bandejão, transporte público, biblioteca e CEPEUSP.