Foto: USP Imagens

Disciplina DPG5005 - A Crise das Pandemias e as Oportunidades para a Construção de um Mundo mais Seguro, Menos Desigual e Sustentável

Link de transmissão: https://youtu.be/BGIvCMCUNrA

Esclarecimento de algumas informações sobre a disciplina DPG5005 - A Crise das Pandemias e as Oportunidades para a Construção de um Mundo mais Seguro, Menos Desigual e Sustentável, que será oferecida não presencialmente neste segundo semestre de 2020.  

Estão previstos 2 módulos, sendo que o módulo 1 será ministrado no período de 30.09 a 16.12.2020, por meio da disciplina DPG5005 e que atribuirá 2 créditos (a mensagem de divulgação informava que seriam 4 créditos). 

A pré-matrícula nesta disciplina pode ser realizada pela Web no período de 21 a 29.09.2020 no sítio https://uspdigital.usp.br/janus, da mesma maneira que as disciplinas habituais. Basta colocar o código da disciplina DPG5005 ou acessar pela área de concentração 110 – Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

 

Atenção:

Crédito: A disciplina DPG5005 atribuirá 2 créditos para o aluno

Período de oferecimento da disciplina será de: 30/09/2020 a 16/12/2020

Alunos ouvintes deverão se registrar em um simples cadastro especial, que solicitará nome, e-mail e instituição: https://forms.gle/T5111FF2ZiXRw9gG7

Os encontros semanais da disciplina serão de 9h às 10h30 de manhã, nas quartas-feiras. Todas as aulas serão oferecidas em meio virtual e o link será distribuído no início da próxima semana por e-mail aos inscritos.

 

Módulo 1: Datas, Temas e Professores Convidados:

 

Aula 1. 30/09/2020

As Pandemias em Perspectiva Histórica

Marcia Castro, Harvard School of Public Health e Observatório COVID-19 BR

Artigos:

  • Snowden, Frank M. "Emerging and reemerging diseases: A historical perspective." Immunological Reviews 225, no. 1 (2008): 9-26. 
  • Jones, David S. "COVID‐19, history, and humility." Centaurus 62, no. 2 (2020): 370-380. Centaurus Volume 62, Issue 2, Spotlight Issue: Histories of epidemics in the time of COVID‐19

 

Aula 2. 07/10/2020

Virologia da Sars-Cov-2 e a Resposta Imune

Virologia da Sars-Cov-2: Jaqueline Goes de Jesus, Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, USP

A Resposta Imune: Esper Kallas, Faculdade de Medicina, USP

Artigo:

  • Candido, Darlan, et al. “Evolution and Epidemic Spread of Sars-Cov-2 in Brazil.” Science, 2020. DOI: 10.1126/science.abd2161.

 

Aula 3. 14/10/2020

Novas Estratégias Terapêuticas e Vacinas

Novas Estratégias Terapêuticas: Anna Sara Levin, Faculdade de Medicina, USP

Vacinas: Ricardo Palacios, Instituto Butantan

Artigos:

  • Le, T. Thanh, et al. "The COVID-19 vaccine development landscape." Nature Reviews Drug Discovery 19.5 (2020): 305-306.
  • Khamsi, Roxanne. "If a coronavirus vaccine arrives, can the world make enough." Nature 580.7805 (2020): 578.
  • Funk, Colin D., Craig Laferrière, and Ali Ardakani. "A snapshot of the global race for vaccines targeting SARS-CoV-2 and the COVID-19 pandemic." Frontiers in Pharmacology 11 (2020): 937.

 

Aula 4. 21/10/2020

Epidemiologia e Modelagem de Doenças Infecciosas

Ester Sabino, Faculdade de Medicina, USP

Maria Amélia S. M. Veras, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e Observatório COVID-19 BR

Artigo:

  • de Souza, William, et al. 2020. “Epidemiological and clinical characteristics of the COVID-19 epidemic in Brazil.” Nature Human Behaviour, pp.1-9.

 

Aula 5. 28/10/2020

Sistemas e Serviços de Saúde na Assistência, Controle e Monitoramento da Pandemia

A Respostas a Pandemia no SUS e no Sistema Privado: Mário Scheffer, Faculdade de Medicina, USP

Atenção Básica, Testagem e Rastreamento de Contatos: Regina Maura, Secretaria de Saúde, São Caetano

Artigo:

  • Fabio E Leal, et al. “A Primary Care Approach to the COVID-19 Pandemic: Clinical Features and Natural History of 2,073 suspected cases in the Corona Sao Caetano Programme, Sao Paulo, Brazil.” medRxiv 2020.06.23.20138081; doi: https://doi.org/10.1101/2020.06.23.20138081

 

Aula 6. 4/11/2020

As Respostas dos Governos de Contenção à Pandemia

Anna Petherick, Oxford University & Lorena G Barberia, USP

Artigos:

  • Hsiang, S., Allen, D., Annan-Phan, S. et al. The effect of large-scale anti-contagion policies on the COVID-19 pandemic.” Nature (2020).
  • Petherick, Anna, Beatriz Kira, Rafael Goldszmidt and Lorena Barberia. 2020. “Do Brazil's COVID-19 Government Response Measures meet the WHO's Criteria for Policy Easing?” Blavatnik School of Government Working Paper. 2020.

 

Aula 7. 11/11/2020

Desigualdade de Renda, Pobreza e a Nova Vulnerabilidade Social

Glauco Arbix, USP & João Paulo Veiga, USP

Artigo:

  • Barbosa, Rogerio J. e Ian Prates. 2020. “Na crise, homens negros e mulheres negras são os mais vulneráveis. Mas surgem “novos vulneráveis”, homens brancos e mulheres brancas em serviços não essenciais.” Nota Técnica 3. São Paulo: Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas & Sociedade.

 

Aula 8. 18/11/2020

Impactos Psicológicos do Isolamento Físico e da Pandemia

A importância e dificuldade do luto, causado pela pandemia da Covid-19 & os desafio da pandemia para os jovens e adolescentes diante da pandemia

Vera Paiva, Instituto de Psicologia, USP

O Efeito em Profissionais de Saúde

Eurípedes Constantino Miguel Filho, Faculdade de Medicina, USP

 

Aula 9. 25/11/2020

Pandemia e o Trabalho

Glauco Arbix, USP & João Paulo Veiga, USP

Artigo:

  • Barbosa, Rogerio J., Prates, Ian, et al. “A Vulnerabilidade dos Trabalhadores Brasileiros na Pandemia da Covid-19.” Nota Técnica 2. São Paulo: Rede de Pesquisa Solidária em Políticas Públicas & Sociedade.

 

Aula 10. 2/12/2020

A Vida nas Cidades e as Pandemias

Sameh Wahba, Global Director, Urban, Disaster Risk Management, Resilience and Land Global Practice, World Bank

 

Aula 11. 9/12/2020

Mudanças Climáticas, Eventos Extremos e as Pandemias

Paulo Artaxo, Universidade de São Paulo

Tatiane C Moraes de Sousa, ENSP, Fiocruz

Artigo:

  • Sarah B. Henderson, “The COVID-19 Pandemic and Wildfire Smoke: Potentially Concomitant Disasters”, American Journal of Public Health 110, no. 8 (August 1, 2020): pp. 1140-1142.

 

Aula 12. 16/12/2020

Um Mundo Pós-Covid-19

Debate com alunos

 

Forma de avaliação da disciplina DPG5005:

  • 100% Trabalho Final
  • Um trabalho, a ser realizado em duplas, responderá por 100% da nota final. As duplas serão formadas com alunos e alunas de áreas diferentes da Universidade. No trabalho final os alunos serão avaliados pela sua capacidade de redigir um trabalho que dê conta de pelo menos duas dimensões tratadas no decorrer do curso. 

 

Módulo 2

O módulo 2 será ministrado a partir de março de 2021, sendo que para participar será necessário que os alunos interessados façam matrícula na disciplina DPG5006 - A Crise das Pandemias e as Oportunidades para a Construção de um Mundo Mais Seguro, Menos Desigual e Sustentável (Módulo 2) que atribuirá 2 créditos.

No Módulo 2, o curso estará orientado para a prospecção de temas que se apresentaram em toda a sua fragilidade ao longo do desenvolvimento da pandemia. Questões de governança mundial e nacional, a agricultura extensiva, as ameaças do clima, o desperdício da biodiversidade, a fragilidade da OMS e a cooperação internacional e a segurança alimentar comporão um panorama do que pode e precisa ser remodelado no mundo e no Brasil. Nesse novo ambiente, terá lugar especial o debate sobre o peso específico da pesquisa, da Inovação e da Educação na construção de um mundo melhor.

Link: Ementa Completa

Fonte: Pró-Reitoria de Pós-Graduação


Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
8
9
10
11
12
13
15
16
17
18
19
20
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31