Cadernos de Pedagogia Universitária é uma coletânea de textos orientadores das abordagens desenvolvidas por profissionais brasileiros e estrangeiros, de grande presença no campo das pesquisas e da produção de conhecimento a respeito da docência universitária.

A Coletânea de 13 cadernos está disponível para download no formato (.pdf).

Referência  Título Autor Arquivo (.pdf)
1 El aprendezaje en Autonomía, posibilidades y límites Joan Rué Caderno_1_PAE
2 Los estudiantes de nuevo ingreso Ana María Ezcurra Caderno_2_PAE
3 Ensino e pesquisa na docência universitária: caminhos para integração Antônio Joaquim Severino Caderno_3_PAE
4 Docência no Ensino Superior: tensões e mudanças Myriam Krasilchik Caderno_4_PAE
5 Imagens do conhecimento e ação docente no Ensino Superior Nílson José Machado Caderno_5_PAE
6 Inovações pedagógicas: o desafio da reconfiguração de saberes na docência universitária Maria Isabel da Cunha Caderno_6_PAE
7 Novos processos de interação e comunicação no ensino mediado pelas tecnologias Vani Moreira Kenski Caderno_7_PAE
8 Dilemas e tensões da atuação da universidade frente à formação de profissionais de desenvolvimento humano João Formosinho Caderno_8_PAE
9 Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? Terezinha Azerêdo Rios Caderno_9_PAE
10 Prática docente universitária e a construção coletiva de conhecimentos: possibilidades de transformações no processo ensino-aprendizagem Maria Amélia Santoro Franco Caderno_10_PAE
11 Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação José Carlos Libâneo Caderno_11_PAE
12 Docência no ensino superior voltada para a aprendizagem faz a diferença Marcos T. Masetto Caderno_12_PAE
13 Formação continuada na docência do ensino superior: O papel da avaliação Sonia Terezinha de Sousa Penin Caderno_13_PAE

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FAQs - Destaques

Não é permitido, conforme as Portarias do PAE, esse programa é facultado somente a alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado.

Não. O Convênio que rege o programa de Dupla-titulação deve ser estabelecido antes do aluno iniciar as atividades relativas a esse programa. Para que haja garantia de validade, todas as atividades devem ser realizadas durante a vigência do convênio.

a) Equivalência: a solicitação é feita no Serviço de Pós-Graduação da Unidade e tem efeito, exclusivamente, no âmbito da Universidade de São Paulo.

b) Reconhecimento: a solicitação é feita através da Divisão de Registros Acadêmicos da Secretaria Geral (DRA/SG) e, caso aprovada, a validade tem âmbito nacional.

Esta contabilização fica a cargo da CPG da unidade, que deve analisar a carga horária do curso e verificar a compatibilidade com os cursos de Graduação da USP.

Sim, até um dia antes do prazo máximo para realização do exame de qualificação do interessado, o Serviço de Pós-Graduação pode efetuar a alteração da Comissão Examinadora.

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Biblioteca Digital

Permite a publicação dos trabalhos de alunos e orientadores, é uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO.

 

Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

eDisciplinas

Curso de introdução à Pós-Graduação produzido pela PRPG