Imagem: Pixabay

O prêmio é outorgado para as melhores teses de doutorado defendidas em 2017

Por Erika Yamamoto - Editorias: Institucional, Sala de Imprensa 

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou no dia 1º de outubro o resultado do Prêmio Capes de Tese Edição 2018. Neste ano, das 42 teses selecionadas para receber o prêmio, 13 foram da USP. Além dos prêmios, outorgado às melhores teses de doutorado defendidas em 2017, 12 teses da Universidade receberam menções honrosas.

Carlos Gilberto Carlotti Júnior – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

“Este foi o melhor resultado da USP desde 2007 e, de lá pra cá, houve um aumento significativo de novos programas da Capes. O bom resultado pode ser atribuído à qualidade dos alunos, dos programas e dos orientadores, todos comprometidos com a qualidade da nossa pós-graduação”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Jr.

O pró-reitor também citou ações adotadas pela PRPG que contribuíram para o avanço da Pós-Graduação na USP: criação de disciplinas em língua estrangeira, a revisão das disciplinas e das estruturas curriculares e o programa de internacionalização.

O prêmio consiste em diploma, medalha e bolsa de pós-doutorado nacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para participação em congresso nacional, para o orientador, no valor de R$ 3 mil; além de passagem aérea e diária para o autor e um dos orientadores da tese premiada, para que compareçam à cerimônia de premiação.

São concedidos, ainda, prêmios adicionais para áreas pré-determinadas, em parceria com a Fundação Carlos Chagas e a Comissão Fulbright.

A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá no dia 13 de dezembro, em Brasília. Clique aqui e acesse a lista completa dos premiados.

Grande Prêmio Capes de Tese

Durante a cerimônia, será outorgado, ainda, o Grande Prêmio Capes de Tese para a melhor tese selecionada em cada um dos três grupos de grandes áreas: científica, saúde e humanas.

O Grande Prêmio consiste em certificado de premiação, troféu e bolsa de pós-doutorado internacional de até 12 meses para o autor da tese; auxílio para uma participação em congresso internacional, para o orientador, no valor de R$ 9 mil; e certificado de premiação ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a tese. Pela Fundação Conrado Wessel, são oferecidos prêmios, no valor de U$ 15 mil cada, para os primeiros colocados nas três grandes áreas.

Criado em 2005, o Prêmio Capes de Tese é oferecido anualmente às melhores teses de doutorado de cada uma das 49 áreas do conhecimento. Os critérios de premiação devem considerar a originalidade do trabalho, sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, o valor agregado pelo sistema educacional ao candidato.

Reprodução: Jornal da USP


Últimas Notícias

Terça, 04 Dezembro 2018

Apoio Mobilidade Professor Visitante do Exterior - 

EDITAL PRPG 06/2018

OBJETIVO

O presente edital objetiva a concessão de auxílio financeiro para a vinda de professores visitantes do exterior que...


Leia mais...
Terça, 27 Novembro 2018
magem: Foto Marcos Santos / USP Imagens

RESULTADO FINAL

Edital premia teses sobre saúde humana e bioética


Leia mais...

Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Didático-Pedagógica

Práticas de formação didático-pedagógicas aos alunos da pós-graduação stricto sensu.


Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

eDisciplinas

Curso de introdução à Pós-Graduação produzido pela PRPG