Material da apresentação PrInt no Auditório Ariosto Mila - FAU - 19/04/2018

Apresentação em pdf, clique para download .

Planilha Áreas PrInt, clique para download.

 

Pós-Graduação discute projeto de internacionalização com a comunidade
Foi debatida proposta que a USP apresentará para concorrer ao edital do Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Capes

Por Adriana Cruz - Editorias: Institucional

Nos dias 17 e 19 de abril, a Pró-Reitoria de Pós-Graduação promoveu encontros com diretores de unidades de ensino e pesquisa, presidentes das Comissões de Pós-Graduação e de Pesquisa e coordenadores dos Programas de Pós-Graduação da Universidade para discutir a proposta que a USP apresentará para concorrer ao edital do Programa Institucional de Internacionalização (Print) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O Print é um novo programa da Capes, que visa a fomentar o desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização como meio de melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação brasileiros e de conferir maior visibilidade internacional à pesquisa científica realizada no Brasil.

Para isso, as instituições cujos projetos sejam contemplados receberão recursos para o financiamento de atividades como auxílio para missões de trabalho no exterior; manutenção de projetos; bolsas no exterior (doutorado sanduíche e professor visitante) e no País (pós-doutorado e jovem talento com experiência no exterior).

“Vejo com muitos bons olhos a iniciativa da Capes em definir uma política institucional de internacionalização. O Brasil está mudando seu patamar de relacionamento internacional na área acadêmica”, avalia o reitor da USP, Vahan Agopyan.

A proposta da USP foi elaborada por um grupo de trabalho coordenado pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Carlos Gilberto Carlotti Júnior. Durante sua apresentação, Carlotti destacou alguns pontos do edital e elencou detalhes do projeto da Universidade a ser inscrito no programa da Capes. A USP, bem como as demais instituições de ensino superior, tem até o dia 10 de maio para a inscrição da proposta.

Segundo o pró-reitor, dentre os resultados esperados estão a consolidação das parcerias internacionais, um fluxo maior de estudantes de doutorado no exterior e a mobilidade mais estruturada de docentes.

Após a apresentação do pró-reitor, os participantes do encontro tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e apresentar sugestões para o aprimoramento do projeto.

Reprodução: Jornal da USP

 

 


Últimas Notícias

Sexta, 14 Junho 2019

Imagem: Auditório István Jancsó 

 dia 17 de junho - seminário: Formação Continuada e Ações de Apoio à Docência - Palestrantes: Professora Alessandra de Andrade Lopes (UNESP) e Professora Soely Pol...


Leia mais...
Terça, 11 Junho 2019

Resultado Parcial - Editais Print - PVE , PAME,  JTEE, PVEJS, CAP


Leia mais...

Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
5
6
7
8
9
10
11
12
Data : Quarta, 12 de Junho de 2019
13
14
15
16
17
18
19
Data : Quarta, 19 de Junho de 2019
20
21
22
23
24
25
26
Data : Quarta, 26 de Junho de 2019
27
28
29
30