Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Orçamento é uma peça de controle e planejamento que os governos utilizam, instituído no Brasil desde a Constituição de 1988.

Por Redação - Editorias: Atualidades, Rádio USP

Decifrar o orçamento público, especialmente no Brasil,  não é tarefa fácil, especialmente em uma época de tantos problemas na economia do país. Por isso, o projeto Diálogos com a comunidade, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP em Ribeirão Preto, abriu espaço para a comunidade conhecer mais sobre o tema.

No próximo dia 27, o programa de pós-graduação em Contabilidade e Controladoria vai promover a palestra Decifrando o Orçamento público, para que a população conheça como é elaborado e como fiscalizar o orçamento das instituições públicas.

O contador Fabrício Ramos Neves, pós-graduando da FEARP, explicou que o orçamento é uma peça de controle e planejamento que os governos utilizam, instituído no Brasil desde a Constituição de 1988.

“Todos os gastos que os governos fazem, seja ele federal, estadual ou municipal, como manutenção das estradas, vêm do orçamento público. E ele afeta diretamente a população, porque os recursos para a execução dessas despesas vêm dos diversos tributos, impostos e taxas que a sociedade paga”, comenta.

Para quem quiser saber mais, o tema estará em discussão no próximo dia 27 de setembro, às 19h15, no Anfiteatro Professor Doutor Ivo Torres, na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEARP) da USP.

Por: Livia Furlan

Fonte: Jornal da USP


Últimas Notícias

04 DE DEZEMBRO - Auditório Romeu Landi - Prédio Mario Covas (POLI)

14h – Abertura
Prof. Dr. Carlos G. Carlotti Jr
Pró-Reitor de Pós Graduação


Leia mais...

Carteirinha digital


Leia mais...

Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

FAQs - Destaques

Resposta: Não, a produção (publicação, patente, registro e afins) deve ter sido efetivamente disponibilizada dentro do período de avaliação (01/01/2013 a 31/12/2016).

Resposta: O sistema está disponível para orientadores com credenciamento Pleno em um Programa de Pós-Graduação da USP,  nos sistemas USP em https://uspdigital.usp.br, com acesso pelo login USP e senha única.  

Busque em DataUSP-PosGrad -> weR_USP-PosGrad -> Análise Qualitativa.

Há usuários com duplo perfil, que para visualizar o sistema precisa alterar seu perfil, ou acessar pelo link:  https://prpg.uspdigital.usp.br/AnaliseQualitativa/

Resposta: Para obter sua senha única, acesse os sistemas USP em https://uspdigital.usp.br e faça a solicitação de “Criar senha única”. Em seguida acesse o WeR-USP para atualizar os seus identificadores de produção científica.  

A partir disso poderá entrar no sistema de Análise Qualitativa. Se ainda tiver problemas com a criação de sua senha única, pode contatar a Superintendência de Tecnologia de Informação da USP diretamente em: https://www.sti.usp.br/contato/fale-conosco/

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Biblioteca Digital

Permite a publicação dos trabalhos de alunos e orientadores, é uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO.

 

Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

Didático-Pedagógica

Práticas de formação didático-pedagógicas aos alunos da pós-graduação stricto sensu.