Foto: Imagens USP

O Prêmio Tese Destaque USP chega na 6ª Edição, todas as informações estão no Edital PRPG 02/2017 publicado no DOE de 26/04/2017.

PRÊMIO TESE DESTAQUE USP – 6ª Edição

EDITAL PRPG 02/2017

1. OBJETIVO

Reconhecer e premiar as Teses de Doutorado de destaque, defendidas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, nas grandes áreas de conhecimento, de forma a estimular a constante busca pela excelência na pesquisa, concedendo-se um Prêmio Tese Destaque USP e duas Menções Honrosas por grande área de conhecimento.

2. ELEGIBILIDADE DAS INSCRIÇÕES

São elegíveis as Teses de Doutorado defendidas entre 01/01/2015 e 31/12/2016 na Universidade de São Paulo, em cada uma das nove grandes áreas do conhecimento, a saber: (1) Ciências Agrárias; (2) Ciências Biológicas; (3) Ciências da Saúde; (4) Ciências Exatas e da Terra; (5) Ciências Humanas; (6) Ciências Sociais Aplicadas; (7) Engenharias; (8) Letras, Linguística e Artes e (9) Multidisciplinar.

3. PREMIAÇÃO

  • O autor da Tese Destaque USP receberá um prêmio no valor de R$ 10.000,00. 
  • O orientador da Tese Destaque USP receberá como prêmio recursos disponibilizados através do orçamento da Unidade para custeio de até R$ 5.000,00.
  • Os autores e orientadores da Tese Destaque USP e das duas Teses Menção Honrosa receberão um Diploma de Premiação assinado pelo Magnífico Reitor da Universidade de São Paulo. 
  • Os recursos para a premiação serão provenientes de Convênio USP/Santander.
  • Os recursos concedidos aos orientadores deverão seguir as regras de execução orçamentária da USP.

4. CALENDÁRIO (MUDANÇA DE DATA DE INSCRIÇÃO)

  • Inscrições: de 27/04 a 30/06/2017
  • Julgamento: até 21/08/2017
  • Divulgação do resultado: 04/09/2017
  • Cerimônia Oficial de Premiação: 28/09/2017

5. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA

As inscrições serão feitas pelas Comissões Coordenadoras de Programas (CCP), devendo cada CCP selecionar UMA tese de doutorado para a premiação. As inscrições serão feitas por meio eletrônico, através do Moodle (http://pos2.usp.br/moodle/).

A documentação necessária é a seguinte: 

  • Cópia eletrônica da tese;
  • Resumo de 500 palavras, elaborado pelo autor, destacando os aspectos mais relevantes do trabalho realizado;
  • Concordância do autor e do(s) orientador(es) para inscrição no concurso;
  • Listagem da produção intelectual derivada da tese.

A CCP deverá encaminhar, além da documentação acima, a ata da reunião na qual foi feita a seleção da tese concorrente ao prêmio, justificando a indicação. Caso o orientador da tese selecionada faça parte da CCP, sua abstenção da votação deve constar na ata.

6. COMISSÕES JULGADORAS

Os trabalhos serão avaliados por 9 (nove) Comissões Julgadoras indicadas por Portaria a ser publicada pela PRPG, compostas por um coordenador docente da USP e especialistas da área externos à USP, nas nove áreas do conhecimento.  

7. CRITÉRIOS DE ANÁLISE

Os critérios de premiação deverão considerar: originalidade do trabalho, relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural, social e de inovação, e valor agregado ao sistema educacional.

Caso nenhuma tese atinja os patamares mínimos exigidos em cada critério de premiação, pode-se decidir pela não atribuição do prêmio.

     

Fonte: PRPG


Últimas Notícias

O evento incorporado ao 3º Congresso de Graduação visa o debate do aperfeiçoamento do Ensino no nível Superior e compartilhar as experiências vividas pelos Estagiários do Programa de Aperfeiçoamen...


Leia mais...
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

EDITAL PRPG 4/2017 - MOBILIDADE DOCENTE - INSCRIÇÕES ATÉ 14 DE JUNHO


Leia mais...

Próximos Eventos

FAQs - Destaques

Não é permitido, conforme as Portarias do PAE, esse programa é facultado somente a alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado.

Não. O Convênio que rege o programa de Dupla-titulação deve ser estabelecido antes do aluno iniciar as atividades relativas a esse programa. Para que haja garantia de validade, todas as atividades devem ser realizadas durante a vigência do convênio.

a) Equivalência: a solicitação é feita no Serviço de Pós-Graduação da Unidade e tem efeito, exclusivamente, no âmbito da Universidade de São Paulo.

b) Reconhecimento: a solicitação é feita através da Divisão de Registros Acadêmicos da Secretaria Geral (DRA/SG) e, caso aprovada, a validade tem âmbito nacional.

Esta contabilização fica a cargo da CPG da unidade, que deve analisar a carga horária do curso e verificar a compatibilidade com os cursos de Graduação da USP.

Sim, até um dia antes do prazo máximo para realização do exame de qualificação do interessado, o Serviço de Pós-Graduação pode efetuar a alteração da Comissão Examinadora.

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Biblioteca Digital

Permite a publicação dos trabalhos de alunos e orientadores, é uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO.

 

Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

eDisciplinas

Curso de introdução à Pós-Graduação produzido pela PRPG