Aviação Civil
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação tem como uma de suas diretrizes a Internacionalização da Pós-Graduação. Através da Comissão de Internacionalização, especialmente criada, vêm sendo estudadas ações, além dos auxílios já oferecidos, com vistas à maior visibilidade da USP no contexto mundial.

A USP insere-se em Programas Nacionais e Internacionais de Cooperação, visando a projeção da Pós-Graduação nos contextos do País e mundial. Agências de fomento como a CAPES e o CNPq financiam programas dessa natureza, sendo a oficialização das parcerias na USP efetuada por meio de convênios acadêmicos, nacionais e internacionais, esses últimos, operacionalizados pela Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (AUCANI)

A internacionalização se efetua, especialmente, por meio de Acordos Bilaterais, em que se desenvolvem projetos conjuntos de pesquisa entre grupos brasileiros e estrangeiros. Há financiamento de missões de trabalhos, realizadas por docentes, missões de estudo, envolvendo o intercâmbio entre alunos, e custeio de atividades do Projeto.

As parcerias universitárias binacionais da Pós-Graduação são, também, financiadas pela CAPES e denominam-se programas de Dupla ou Multi-titulação.

Programas de Bolsas de Mestrado e Doutorado para países de língua portuguesa, África, América Latina e Caribe, no âmbito do programa PEC-PG – Programa de Estudante Convênio da Pós-Graduação, fazem parte, também, da Cooperação Internacional que a USP mantém com países estrangeiros. 

Últimas Notícias

O evento incorporado ao 3º Congresso de Graduação visa o debate do aperfeiçoamento do Ensino no nível Superior e compartilhar as experiências vividas pelos Estagiários do Programa de Aperfeiçoamen...


Leia mais...
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

EDITAL PRPG 4/2017 - MOBILIDADE DOCENTE - INSCRIÇÕES ATÉ 14 DE JUNHO


Leia mais...

Próximos Eventos

FAQs - Destaques

Não é permitido, conforme as Portarias do PAE, esse programa é facultado somente a alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado.

Não. O Convênio que rege o programa de Dupla-titulação deve ser estabelecido antes do aluno iniciar as atividades relativas a esse programa. Para que haja garantia de validade, todas as atividades devem ser realizadas durante a vigência do convênio.

a) Equivalência: a solicitação é feita no Serviço de Pós-Graduação da Unidade e tem efeito, exclusivamente, no âmbito da Universidade de São Paulo.

b) Reconhecimento: a solicitação é feita através da Divisão de Registros Acadêmicos da Secretaria Geral (DRA/SG) e, caso aprovada, a validade tem âmbito nacional.

Esta contabilização fica a cargo da CPG da unidade, que deve analisar a carga horária do curso e verificar a compatibilidade com os cursos de Graduação da USP.

Sim, até um dia antes do prazo máximo para realização do exame de qualificação do interessado, o Serviço de Pós-Graduação pode efetuar a alteração da Comissão Examinadora.

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Biblioteca Digital

Permite a publicação dos trabalhos de alunos e orientadores, é uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO.

 

Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

eDisciplinas

Curso de introdução à Pós-Graduação produzido pela PRPG