Perguntas mais frequentes (FAQ) - Defesas e Títulos

FAQs - Defesas e Títulos

Diplomas e Títulos 

Sim, de acordo com os Pareceres CJ 0265/2003 e 0182/2005 que dispõem sobre Docentes - Atividades que podem ser exercidas no período de licença prêmio. Professores em férias ou licença-prêmio podem participar de tais atividades.

Não, o Regimento da Pós-Graduação não permite que o aluno realize a defesa de sua Dissertação ou Tese por vídeo-conferência. A participação por vídeo-conferência pode ser autorizada pela CCP do Programa somente aos membros regulares da banca (Artigo 97 § 2º).

Somente se abdicar da Presidência da Comissão Julgadora de defesa de Dissertação ou Tese. Caso o orientador seja indicado para Presidir a Comissão Julgadora, caso mais frequente, precisará estar no local de defesa presidindo as atividades de defesa (Circular CoPGR 24/2011 de 01/08/2011).

a) Equivalência: a solicitação é feita no Serviço de Pós-Graduação da Unidade e tem efeito, exclusivamente, no âmbito da Universidade de São Paulo.

b) Reconhecimento: a solicitação é feita através da Divisão de Registros Acadêmicos da Secretaria Geral (DRA/SG) e, caso aprovada, a validade tem âmbito nacional.

Cópia do passaporte com o Visto Temporário IV, para a matrícula; cópia do protocolo com o número do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE). O aluno deverá apresentar cópias de todas as renovações do visto e do RNE, comprovando sua situação regular no país, enquanto cursar disciplinas e para a inscrição e realização do Exame de Qualificação.

Cópia do Registro Geral (RG) ou Documento Militar (Aeronáutica, Exército e Marinha). Para os alunos estrangeiros é exigido o RNE e Declaração da Polícia Federal com todas as entradas e saídas do aluno durante o período do curso de pós-graduação; cópia do Histórico Escolar e Diploma do curso de Graduação (frente e verso, onde conste o Registro do Diploma). Histórico Escolar e Diploma do curso de Mestrado (frente e verso, onde conste o Registro do Diploma), nos casos de Diploma de Doutorado.

Obs.: em alguns documentos de identificação, os nomes não são escritos com a devida acentuação gráfica. Nestes casos, solicitamos que seja anexada uma cópia da Certidão de Nascimento ou Casamento.

Os títulos de Mestre e de Doutor obtidos no exterior podem ser aceitos como equivalentes aos títulos de Mestre e de Doutor desta Universidade se forem obtidos em instituições de reconhecida excelência e considerados, por análise de mérito durante os processos de equivalência ou reconhecimento, compatíveis com os da USP. Veja pergunta sobre equivalência e reconhecimento de título.

Últimas Notícias

Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
Data : Quarta, 6 de Setembro de 2017
7
8
9
10
11
12
13
Data : Quarta, 13 de Setembro de 2017
14
15
16
17
18
19
20
Data : Quarta, 20 de Setembro de 2017
21
22
23
24
25
26
28
29
30

FAQs - Destaques

Resposta: Não, a produção (publicação, patente, registro e afins) deve ter sido efetivamente disponibilizada dentro do período de avaliação (01/01/2013 a 31/12/2016).

Resposta: O sistema está disponível para orientadores com credenciamento Pleno em um Programa de Pós-Graduação da USP,  nos sistemas USP em https://uspdigital.usp.br, com acesso pelo login USP e senha única.  

Busque em DataUSP-PosGrad -> weR_USP-PosGrad -> Análise Qualitativa.

Há usuários com duplo perfil, que para visualizar o sistema precisa alterar seu perfil, ou acessar pelo link:  https://prpg.uspdigital.usp.br/AnaliseQualitativa/

Resposta: Para obter sua senha única, acesse os sistemas USP em https://uspdigital.usp.br e faça a solicitação de “Criar senha única”. Em seguida acesse o WeR-USP para atualizar os seus identificadores de produção científica.  

A partir disso poderá entrar no sistema de Análise Qualitativa. Se ainda tiver problemas com a criação de sua senha única, pode contatar a Superintendência de Tecnologia de Informação da USP diretamente em: https://www.sti.usp.br/contato/fale-conosco/

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Biblioteca Digital

Permite a publicação dos trabalhos de alunos e orientadores, é uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO.

 

Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

eDisciplinas

Curso de introdução à Pós-Graduação produzido pela PRPG