Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Letras, Linguística e Artes
Doutorado;Mestrado Acadêmico

Há apenas dois programas de Pós-Graduação em Língua e Literatura Italiana no Brasil, e o da Universidade de São Paulo é um deles. O programa nasceu em 1975, fundado pelo Prof. Bizzarri. Em todos esses anos, o Programa atuou formando pesquisadores em nível de mestrado. Em 2009 o programa foi credenciado para a titulação de doutores.

O Programa visa a desenvolver estudos aprofundados de língua, literatura e cultura italianas, sobretudo em sua interface com a língua, literatura e cultura brasileiras e a formação de especialistas em língua e literatura italiana, pesquisadores, tradutores, operadores culturais e, sobretudo, a formação de professores inclusive para o nível superior.

Historicamente, o programa dedica-se a desenvolver pesquisas sobre a língua e a cultura da imigração italiana no Brasil e ao estudo das características linguísticas e culturais da comunidade italiana em São Paulo, capital e interior. Dedica-se, também, à tradução de textos literários e de sua recepção; difusão da língua, da cultura e da literatura italianas no contexto brasileiro mediante publicações, eventos científicos, conferências e promove um ensino cada vez mais qualificado, por meio de pesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. O programa visa a contribuir, também, para a divulgação da cultura brasileira e ítalo-brasileira na Itália mediante intercâmbio de docentes e alunos, publicações e conferências.

A área de concentração do Programa é LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ITALIANAS, consideradas em suas relações com a cultura brasileira. Objetivo paralelo é o estudo da presença brasileira e ítalo-brasileira na cultura italiana.

Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 6542/2013)

Últimas Notícias

Foto: Imagens USP

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) divulga nesta quarta-feira, 17, o Edital nº 18/2017, referente ao Prêmio Capes de Tese 2017, que reconhecerá ...


Leia mais...
Imagem: Pixabay

Foi publicado hoje o Edital PRPG 03-2017 - Mobilidade Santander. O edital objetiva a concessão de auxílio financeiro para 21 doutorandos realizarem estágio de até 3 meses em centros...


Leia mais...

Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
Data : Quarta, 10 de Maio de 2017
11
12
13
14
15
16
17
Data : Quarta, 17 de Maio de 2017
18
19
20
21
22
23
24
Data : Quarta, 24 de Maio de 2017
25
26
27
28
29
30

FAQs - Destaques

Não é permitido, conforme as Portarias do PAE, esse programa é facultado somente a alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado.

Não. O Convênio que rege o programa de Dupla-titulação deve ser estabelecido antes do aluno iniciar as atividades relativas a esse programa. Para que haja garantia de validade, todas as atividades devem ser realizadas durante a vigência do convênio.

a) Equivalência: a solicitação é feita no Serviço de Pós-Graduação da Unidade e tem efeito, exclusivamente, no âmbito da Universidade de São Paulo.

b) Reconhecimento: a solicitação é feita através da Divisão de Registros Acadêmicos da Secretaria Geral (DRA/SG) e, caso aprovada, a validade tem âmbito nacional.

Esta contabilização fica a cargo da CPG da unidade, que deve analisar a carga horária do curso e verificar a compatibilidade com os cursos de Graduação da USP.

Sim, até um dia antes do prazo máximo para realização do exame de qualificação do interessado, o Serviço de Pós-Graduação pode efetuar a alteração da Comissão Examinadora.

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Biblioteca Digital

Permite a publicação dos trabalhos de alunos e orientadores, é uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO.

 

Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

eDisciplinas

Curso de introdução à Pós-Graduação produzido pela PRPG