Universidade de São Paulo
Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
Letras, Linguística e Artes
Doutorado;Mestrado Acadêmico

Há apenas dois programas de Pós-Graduação em Língua e Literatura Italiana no Brasil, e o da Universidade de São Paulo é um deles. O programa nasceu em 1975, fundado pelo Prof. Bizzarri. Em todos esses anos, o Programa atuou formando pesquisadores em nível de mestrado. Em 2009 o programa foi credenciado para a titulação de doutores.

O Programa visa a desenvolver estudos aprofundados de língua, literatura e cultura italianas, sobretudo em sua interface com a língua, literatura e cultura brasileiras e a formação de especialistas em língua e literatura italiana, pesquisadores, tradutores, operadores culturais e, sobretudo, a formação de professores inclusive para o nível superior.

Historicamente, o programa dedica-se a desenvolver pesquisas sobre a língua e a cultura da imigração italiana no Brasil e ao estudo das características linguísticas e culturais da comunidade italiana em São Paulo, capital e interior. Dedica-se, também, à tradução de textos literários e de sua recepção; difusão da língua, da cultura e da literatura italianas no contexto brasileiro mediante publicações, eventos científicos, conferências e promove um ensino cada vez mais qualificado, por meio de pesquisas na área de ensino e aprendizagem de línguas estrangeiras. O programa visa a contribuir, também, para a divulgação da cultura brasileira e ítalo-brasileira na Itália mediante intercâmbio de docentes e alunos, publicações e conferências.

A área de concentração do Programa é LÍNGUA, LITERATURA E CULTURA ITALIANAS, consideradas em suas relações com a cultura brasileira. Objetivo paralelo é o estudo da presença brasileira e ítalo-brasileira na cultura italiana.

Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 6542/2013)

Últimas Notícias

Carteirinha digital


Leia mais...

 

Edital 6/2017 - até 20/10 - Apoio a vinda de professores visitantes (RESULTADO)

Edital 7/2017 - até 20/10 - Apoio mobilidade docente (RESULTADO)


Leia mais...

Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
Data : Quarta, 8 de Novembro de 2017
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
Data : Quarta, 22 de Novembro de 2017
23
24
25
26
27
28
29
Data : Quarta, 29 de Novembro de 2017
30

FAQs - Destaques

Resposta: Não, a produção (publicação, patente, registro e afins) deve ter sido efetivamente disponibilizada dentro do período de avaliação (01/01/2013 a 31/12/2016).

Resposta: O sistema está disponível para orientadores com credenciamento Pleno em um Programa de Pós-Graduação da USP,  nos sistemas USP em https://uspdigital.usp.br, com acesso pelo login USP e senha única.  

Busque em DataUSP-PosGrad -> weR_USP-PosGrad -> Análise Qualitativa.

Há usuários com duplo perfil, que para visualizar o sistema precisa alterar seu perfil, ou acessar pelo link:  https://prpg.uspdigital.usp.br/AnaliseQualitativa/

Resposta: Para obter sua senha única, acesse os sistemas USP em https://uspdigital.usp.br e faça a solicitação de “Criar senha única”. Em seguida acesse o WeR-USP para atualizar os seus identificadores de produção científica.  

A partir disso poderá entrar no sistema de Análise Qualitativa. Se ainda tiver problemas com a criação de sua senha única, pode contatar a Superintendência de Tecnologia de Informação da USP diretamente em: https://www.sti.usp.br/contato/fale-conosco/

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Biblioteca Digital

Permite a publicação dos trabalhos de alunos e orientadores, é uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO.

 

Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

Didático-Pedagógica

Práticas de formação didático-pedagógicas aos alunos da pós-graduação stricto sensu.