Universidade de São Paulo
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Ciências Biológicas e da Saúde
Doutorado;Mestrado Acadêmico

O Programa originou-se do processo, ocorrido em 2000, de reestruturação da antiga área de Morfologia, motivado pela percepção de que a biologia moderna tem fundamentos mais amplos e dinâmicos do que os exclusivamente morfológicos, estendendo-se ao conhecimento de macromoléculas contidas nas células, ou por elas liberadas, de reações das quais participam, de processos intracelulares e extracelulares em que estão envolvidas e de vias de controle gênico de sua síntese.

A reestruturação contou com recursos que redesenhavam a área de biologia celular, como a genômica, a genômica funcional, a proteômica e os estudos da célula viva. Valorizam-se as similaridades existentes entre processos de vida de diferentes organismos, suas funções e suas formas de desenvolvimento e de relacionamento com organismos de outras espécies.

O programa tem acentuado caráter multidisciplinar, abrangendo conhecimentos da bioquímica, genética, biologia celular, biologia tecidual, embriologia, oncologia, glicobiologia, bacteriologia, virologia e micologia. É impulsionado por genuína preocupação com a qualificação acadêmica do estudante, que, desde o seu ingresso, é apresentado às bases experimentais do conhecimento científico estabelecido e estimulado a buscar respostas a novas questões, através de trabalho investigativo, original e independente. As metas do programa têm sido cumpridas com êxito. 

Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 6542/2013)

Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 5473 em vigor de 18/09/2008 até 19/04/2013)

Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
Data : Quarta, 6 de Setembro de 2017
7
8
9
10
11
12
13
Data : Quarta, 13 de Setembro de 2017
14
15
16
17
18
19
20
Data : Quarta, 20 de Setembro de 2017
21
22
23
24
25
26
28
29
30

FAQs - Destaques

Resposta: Não, a produção (publicação, patente, registro e afins) deve ter sido efetivamente disponibilizada dentro do período de avaliação (01/01/2013 a 31/12/2016).

Resposta: O sistema está disponível para orientadores com credenciamento Pleno em um Programa de Pós-Graduação da USP,  nos sistemas USP em https://uspdigital.usp.br, com acesso pelo login USP e senha única.  

Busque em DataUSP-PosGrad -> weR_USP-PosGrad -> Análise Qualitativa.

Há usuários com duplo perfil, que para visualizar o sistema precisa alterar seu perfil, ou acessar pelo link:  https://prpg.uspdigital.usp.br/AnaliseQualitativa/

Resposta: Para obter sua senha única, acesse os sistemas USP em https://uspdigital.usp.br e faça a solicitação de “Criar senha única”. Em seguida acesse o WeR-USP para atualizar os seus identificadores de produção científica.  

A partir disso poderá entrar no sistema de Análise Qualitativa. Se ainda tiver problemas com a criação de sua senha única, pode contatar a Superintendência de Tecnologia de Informação da USP diretamente em: https://www.sti.usp.br/contato/fale-conosco/

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Biblioteca Digital

Permite a publicação dos trabalhos de alunos e orientadores, é uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO.

 

Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

eDisciplinas

Curso de introdução à Pós-Graduação produzido pela PRPG