Universidade de São Paulo
Instituto de Biociências
Ciências Biológicas e da Saúde
Mestrado Profissional

O objetivo principal do curso é a formação de profissional especializado para atuar em aconselhamento genético e interpretação de dados genômicos. Espera-se, por meio do Mestrado Profissional, formar indivíduo capaz de executar todas as atividades específicas descritas abaixo, além de ser capaz de interagir com outros profissionais da área da saúde em equipes multiprofissionais. Espera-se formar profissional ético, sensível, solidário e com elevada capacidade de comunicação com o público leigo e especializado. Para adquirir essas habilidades, a fração do curso correspondente aos estágios de prática em serviço de aconselhamento genético é fundamental como complemento ao aporte teórico de conhecimentos que advirá das disciplinas teóricas cursadas.

Como profissional especializado, o Mestre deverá estar apto a, além de fornecer informações genéticas a pacientes, fornecê-las a outros profissionais da área da saúde assim como participar de grupos multiprofissionais empenhados nos estudos de pacientes e familiares com doenças genéticas em hospitais públicos e privados, e contribuir na elaboração de políticas estaduais e nacionais em saúde pública voltadas à Genética Humana e Clínica.

São as atividades específicas do profissional de aconselhamento genético:

  • Levantamento e interpretação da história familiar, elaboração e análise do heredograma.
  • Interpretação de resultados de exames cromossômicos, moleculares e cromossômico-moleculares.
  • Cálculo dos riscos de ocorrência e recorrência das doenças, com base em heredogramas, resultados de exames e pesquisa bibliográfica.
  • Transmissão de informações educativas sobre mecanismos de herança, exames, conduta, prevenção e fontes de informação sobre doenças.
  • Aconselhamento genético e psicológico que propicie a realização de escolhas informadas e adaptação às condições de risco.
  • Tradução da complexa linguagem da genética humana para termos compreensíveis para o público leigo, para outros profissionais de saúde e, principalmente, para os consulentes.

Formação ideal recomendada para atuação nessa área: Bacharelado em Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Psicologia, Serviço Social, Fisioterapia e outras áreas afins.

Linhas de Pesquisa

  1. Citogenômica Humana
  2. Genética Evolutiva e de populações humanas
  3. Identificação de genes e mutações relacionadas a doenças geneticamente heterogêneas
  4. Genética do Câncer
  5. Aspectos psicológicos do Aconselhamento Genético

Normas do programa 

Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
Data : Quarta, 6 de Setembro de 2017
7
8
9
10
11
12
13
Data : Quarta, 13 de Setembro de 2017
14
15
16
17
18
19
20
Data : Quarta, 20 de Setembro de 2017
21
22
23
24
25
26
28
29
30

FAQs - Destaques

Resposta: Não, a produção (publicação, patente, registro e afins) deve ter sido efetivamente disponibilizada dentro do período de avaliação (01/01/2013 a 31/12/2016).

Resposta: O sistema está disponível para orientadores com credenciamento Pleno em um Programa de Pós-Graduação da USP,  nos sistemas USP em https://uspdigital.usp.br, com acesso pelo login USP e senha única.  

Busque em DataUSP-PosGrad -> weR_USP-PosGrad -> Análise Qualitativa.

Há usuários com duplo perfil, que para visualizar o sistema precisa alterar seu perfil, ou acessar pelo link:  https://prpg.uspdigital.usp.br/AnaliseQualitativa/

Resposta: Para obter sua senha única, acesse os sistemas USP em https://uspdigital.usp.br e faça a solicitação de “Criar senha única”. Em seguida acesse o WeR-USP para atualizar os seus identificadores de produção científica.  

A partir disso poderá entrar no sistema de Análise Qualitativa. Se ainda tiver problemas com a criação de sua senha única, pode contatar a Superintendência de Tecnologia de Informação da USP diretamente em: https://www.sti.usp.br/contato/fale-conosco/

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Biblioteca Digital

Permite a publicação dos trabalhos de alunos e orientadores, é uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO.

 

Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

eDisciplinas

Curso de introdução à Pós-Graduação produzido pela PRPG