Universidade de São Paulo
Instituto de Biociências
Ciências Biológicas e da Saúde
Doutorado;Mestrado Acadêmico

O Programa de Pós-graduação em Ecologia da Universidade de São Paulo (PPGE-USP) foi criado em 1982 e a partir de 1993 passou a formar doutores. O PPGE-USP é um dos cursos mais bem conceituados (nível 6) na área de Biodiversidade da CAPES.

Caracteriza-se por abranger uma ampla gama de linhas de pesquisa, com abordagens evolutiva, ecossistêmica ou mais aplicada, tanto em ambientes terrestres quanto aquáticos, marinhos e continentais. Desde sua criação, já formou 270 mestres e 137 doutores, compreendendo um total de 342 egressos – 65 dos quais fizeram mestrado e doutorado no programa.

O principal objetivo do PPGE-USP é a formação de mestres e doutores em ecologia com ampla visão dos diversos níveis de organização da biodiversidade e que estejam adequadamente instrumentados para a condução, com qualidade, dos procedimentos científicos. Adicionalmente, proporcionamos amplas condições para o debate e a divulgação dos trabalhos científicos, tanto dentro da nossa instituição quanto fora dela.

O PPGE-USP diferencia-se de outros programas em ecologia brasileiros por formar profissionais com um perfil de atuação bastante amplo, incluindo profissionais de alto nível acadêmico, mas também capazes de ocupar cargos de relevância em várias áreas de atuação aplicadas à conservação da biodiversidade.

Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 6542/2013)

Normas do programa (Regimento de Pós-Graduação - Resolução nº 5473 em vigor de 18/09/2008 até 19/04/2013)

Últimas Notícias

 

Publicado: Segunda, 27 Março 2017 14:53 | Última Atualização: Segunda, 27 Março 2017 15:35


Leia mais...
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Serviços online permitem análise de similaridade de textos e fortalecem integridade acadêmica


Leia mais...

Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
Data : Quarta, 8 de Março de 2017
9
10
11
12
13
14
15
Data : Quarta, 15 de Março de 2017
16
17
18
19
20
21
22
Data : Quarta, 22 de Março de 2017
23
24
25
26
27
28
29
Data : Quarta, 29 de Março de 2017
30
31

FAQs - Destaques

Não é permitido, conforme as Portarias do PAE, esse programa é facultado somente a alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado.

Não. O Convênio que rege o programa de Dupla-titulação deve ser estabelecido antes do aluno iniciar as atividades relativas a esse programa. Para que haja garantia de validade, todas as atividades devem ser realizadas durante a vigência do convênio.

a) Equivalência: a solicitação é feita no Serviço de Pós-Graduação da Unidade e tem efeito, exclusivamente, no âmbito da Universidade de São Paulo.

b) Reconhecimento: a solicitação é feita através da Divisão de Registros Acadêmicos da Secretaria Geral (DRA/SG) e, caso aprovada, a validade tem âmbito nacional.

Esta contabilização fica a cargo da CPG da unidade, que deve analisar a carga horária do curso e verificar a compatibilidade com os cursos de Graduação da USP.

Sim, até um dia antes do prazo máximo para realização do exame de qualificação do interessado, o Serviço de Pós-Graduação pode efetuar a alteração da Comissão Examinadora.

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Biblioteca Digital

Permite a publicação dos trabalhos de alunos e orientadores, é uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO.

 

Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

eDisciplinas

Curso de introdução à Pós-Graduação produzido pela PRPG