Instituto de Ciências Biomédicas
Ciências Biológicas e da Saúde
Doutorado;Mestrado Acadêmico
+55 11 3091-7331

O Programa de Pós-Graduação em Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro, sediado no Departamento de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), é considerado de excelência pela CAPES desde 2001. Tem como objetivo oferecer uma formação abrangente em três grandes linhas de pesquisa (LPs):

• LP1: Biologia Molecular, Bioquímica e Biologia Celular de parasitos e vetores;
  • LP2: Epidemiologia de doenças infecciosas e parasitárias;
  • LP3: Imunologia de doenças infecciosas e parasitárias.

O programa enfatiza o estudo de aspectos contemporâneos da interação entre parasitos e seus hospedeiros vertebrados e vetores, para a formação de mestres e doutores capacitados para o exercício de atividades de docência e pesquisa no país e no exterior, ultrapassando as fronteiras tradicionais entre disciplinas clássicas como a Parasitologia, a Microbiologia, a Imunologia e a Saúde Pública.

O programa atrai grande número de estudantes de todo o Brasil e de diversos países latino-americanos; praticamente todos são bolsistas e se dedicam a suas atividades discentes em tempo integral. Outra característica diferencial de nosso programa refere-se às múltiplas oportunidades de realização de trabalhos de campo.