Diplomas
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

O Reconhecimento de Título ou Certificado de Pós-Graduação expedido no exterior é passível para os cursos de pós-graduação correspondente na USP mediante análise de documentação. O ato de reconhecimento é responsabilidade da Câmara Curricular do Conselho de Pós-Graduação (CaC - CoPGr).

Análise dos procedimentos estão descritas no Artigo 110 do Regimento de Pós-Graduação. A Portaria GR 4077/99 estabelece o valor a ser pago pelo Reconhecimento de Título.

O interessado deve protocolar o pedido na Secretaria Geral da USP, órgão responsável pela instauração do processo e conferência da documentação.

Consulte o roteiro. (Roteiro Revalida, elaborado pela Secretaria Geral).

Importante  - Conveção da Apostila (Convenção de Haia)

Importante observar que de acordo com Resolução n. 228, de 22 de junho de 2016 do CNJ, documentos legalizados por apostilas emitidas por países partes da Convenção da Apostila (Convenção de Haia), inclusive as emitidas em data anterior à vigência da referida Convenção no Brasil, serão aceitas em todo o território nacional a partir de 14 de agosto de 2016, em substituição à legalização consular.

Relação dos Cartórios aptas à realização do apostilamento de documentos para serem utilizados no exterior clique aqui.

 

Calendário

O protocolo dos documentos será feito de fevereiro a outubro.

Segunda à Sexta-feira, das 10h às 15h

Rua da Reitoria, 374 – Térreo – CEP 05508-220

Cidade Universitária – São Paulo – SP

Últimas Notícias

O evento incorporado ao 3º Congresso de Graduação visa o debate do aperfeiçoamento do Ensino no nível Superior e compartilhar as experiências vividas pelos Estagiários do Programa de Aperfeiçoamen...


Leia mais...
Foto: Marcos Santos / USP Imagens

EDITAL PRPG 4/2017 - MOBILIDADE DOCENTE - INSCRIÇÕES ATÉ 14 DE JUNHO


Leia mais...

Próximos Eventos

FAQs - Destaques

Não é permitido, conforme as Portarias do PAE, esse programa é facultado somente a alunos regularmente matriculados nos cursos de Mestrado ou Doutorado.

Não. O Convênio que rege o programa de Dupla-titulação deve ser estabelecido antes do aluno iniciar as atividades relativas a esse programa. Para que haja garantia de validade, todas as atividades devem ser realizadas durante a vigência do convênio.

a) Equivalência: a solicitação é feita no Serviço de Pós-Graduação da Unidade e tem efeito, exclusivamente, no âmbito da Universidade de São Paulo.

b) Reconhecimento: a solicitação é feita através da Divisão de Registros Acadêmicos da Secretaria Geral (DRA/SG) e, caso aprovada, a validade tem âmbito nacional.

Esta contabilização fica a cargo da CPG da unidade, que deve analisar a carga horária do curso e verificar a compatibilidade com os cursos de Graduação da USP.

Sim, até um dia antes do prazo máximo para realização do exame de qualificação do interessado, o Serviço de Pós-Graduação pode efetuar a alteração da Comissão Examinadora.

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Biblioteca Digital

Permite a publicação dos trabalhos de alunos e orientadores, é uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO.

 

Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

eDisciplinas

Curso de introdução à Pós-Graduação produzido pela PRPG