Como funciona a Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado)

A Pós-Graduação Stricto Sensu compreende os cursos de Mestrado e de Doutorado. Voltada para geração do conhecimento, destina-se a formação de docentes, pesquisadores e profissionais com amplo domínio do saber e capacidade de liderança e inovação. 

Durante o curso de mestrado ou de doutorado, o aluno deverá realizar disciplinas e desenvolver seu projeto de Dissertação ou Tese. O título de Mestre ou de Doutor é obtido após cumprimento das exigências do curso, incluindo a defesa da Dissertação ou da Tese, respectivamente.

O prazo para o mestrado varia de 24 a 48 meses e para o doutorado de 36 a 60 meses, o Doutorado Direto pode ser concluído em até 72 meses, dependendo do programa e/ou do curso.

Os cursos de pós-graduação stricto senso são oferecidos em sua maioria pelas Unidades de ensino e pesquisa da Universidade. Há ainda cursos de pós-graduação Interunidades, em geral de caráter interdisciplinar, que  desenvolvem suas atividades nas várias unidades membro dos programas. Além disso, a USP promove e organiza cursos de Pós-Graduação com a participação de uma ou mais instituições de ensino superior brasileiras ou estrangeiras (Programas Interinstitucionais).

A cooperação acadêmica e científica entre Programas de Pós-Graduação da USP com instituições de ensino e pesquisa estrangeiras tem sido intensificada. Acordos de cooperação são realizados pela USP com instituições reconhecidas internacionalmente contemplando mobilidade de estudantes e professores para desenvolvimento de estudos e pesquisas, realização de estágios de curta ou média duração, incluindo-se ainda a orientação múltipla entre USP e Instituições estrangeiras.

Como se inscrever (processo seletivo)

O processo de inscrição na pós-graduação stricto sensu varia conforme o programa escolhido, para maiores detalhes, você deve buscar os sites do programa/curso de interesse.

Cada programa tem seus regulamentos e sites próprios. Clique aqui para acessar a lista dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado)

Custos

Todos os cursos de pós-graduação stricto sensu da Universidade de São Paulo são gratuitos para o aluno. Assim não há taxa de matrícula ou mensalidade para nenhum aluno, seja ele brasileiro ou estrangeiro. Porém os programas podem estabelecer uma taxa para o processo seletivo, limitada a R$150,00, para mais detalhes consulte as páginas do programa de seu interesse.

 

Importante saber!

Qual a diferença entre pós-graduação lato sensu e stricto sensu?

As pós-graduações lato sensu compreendem programas de especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Com duração mínima de 360 horas, ao final do curso o aluno obterá certificado e não diploma. Ademais são abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino – Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996.

As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação e que atendam às exigências das instituições de ensino e ao edital de seleção dos alunos (Art. 44, III, Lei nº 9.394/1996). Ao final do curso o aluno obterá diploma.

Fonte: MEC

 

 

Pós-Graduação Lato Sensu 

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (www.prceu.usp.br) é o órgão administrativo responsável pelo oferecimento e gerenciamento de cursos e atividades de extensão universitária nas suas mais diversas modalidades, seguindo a regulamentação específica.

Para acessar os cursos de pós-graduação lato sensu clique aqui.

Últimas Notícias

Carteirinha digital


Leia mais...

 

Edital 6/2017 - até 20/10 - Apoio a vinda de professores visitantes (RESULTADO)

Edital 7/2017 - até 20/10 - Apoio mobilidade docente (RESULTADO)


Leia mais...

Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
5
6
7
8
Data : Quarta, 8 de Novembro de 2017
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
Data : Quarta, 22 de Novembro de 2017
23
24
25
26
27
28
29
Data : Quarta, 29 de Novembro de 2017
30

FAQs - Destaques

Resposta: Não, a produção (publicação, patente, registro e afins) deve ter sido efetivamente disponibilizada dentro do período de avaliação (01/01/2013 a 31/12/2016).

Resposta: O sistema está disponível para orientadores com credenciamento Pleno em um Programa de Pós-Graduação da USP,  nos sistemas USP em https://uspdigital.usp.br, com acesso pelo login USP e senha única.  

Busque em DataUSP-PosGrad -> weR_USP-PosGrad -> Análise Qualitativa.

Há usuários com duplo perfil, que para visualizar o sistema precisa alterar seu perfil, ou acessar pelo link:  https://prpg.uspdigital.usp.br/AnaliseQualitativa/

Resposta: Para obter sua senha única, acesse os sistemas USP em https://uspdigital.usp.br e faça a solicitação de “Criar senha única”. Em seguida acesse o WeR-USP para atualizar os seus identificadores de produção científica.  

A partir disso poderá entrar no sistema de Análise Qualitativa. Se ainda tiver problemas com a criação de sua senha única, pode contatar a Superintendência de Tecnologia de Informação da USP diretamente em: https://www.sti.usp.br/contato/fale-conosco/

Janus

Sistema integrado de alto nível para a administração da pós-graduação da USP.

 

Biblioteca Digital

Permite a publicação dos trabalhos de alunos e orientadores, é uma iniciativa global reconhecida pela UNESCO.

 

Portal Alumni

Ferramenta on-line disponível para que ex-alunos estabeleçam rede de contatos e se beneficiem com serviços e vantagens.

Didático-Pedagógica

Práticas de formação didático-pedagógicas aos alunos da pós-graduação stricto sensu.