Objetivo

O PDSE é um programa institucional da CAPES, visa apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche no exterior às Instituições de Ensino Superior com cursos de Doutorado reconhecidos pela Capes. O estágio no exterior deve contemplar, prioritariamente, a realização de pesquisas em áreas do conhecimento menos consolidadas no Brasil.

Tipo de Programa

Bolsa Individual

Benefícios

  • Mensalidade
  • Seguro saúde
  • Auxílio deslocamento
  • Auxílio instalação
  • Auxílio cidade de alto custo
  • Duração: mínimo 6 (seis) e no máximo 12 (doze) meses.

Observações

A seleção acontece previamente nas Comissões Coordenadoras dos Programas (CCP), a Pró-Reitoria fará análise e homologação das candidaturas.

Importante

Capes passará a exigir, como requisito de candidatura DE ALUNOS para os editais que prevejam a concessão de bolsa no exterior, a apresentação de teste de proficiência no idioma do país de destino (ou inglês, conforme o caso), bem como de ORCID. Para mais informações acerca do nível de proficiência exigido, orientamos que verifique o edital de seleção do Programa no qual submeterá a sua candidatura. São exceções ao requisito de apresentação de teste de proficiência as modalidades de estágio pós-doutoral (ou pós-doutorado), professor/pesquisador visitante no exterior, estágio sênior no exterior e cátedra.

Mais informações

Site da Capes

ORCID na USP

Próximos Eventos

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Dom
1
2
3
4
6
7
8
9
10
11
13
14
15
16
17
18
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29